Desemprego em Porto Alegre é o menor em setembro desde 2002

Região Metropolitana registrou índice de 3,6% no mês passado, aponta IBGE.

A taxa de desemprego na região Metropolitana de Porto Alegre registrada em setembro foi a menor para o mês desde o início da série da Pesquisa Mensal de Emprego, que começou em 2002. O índice no período foi de 3,6% segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação a setembro de 2011, a taxa recuou em Porto Alegre (1,2 ponto percentual), além de  Belo Horizonte (1,0 ponto percentual), Rio de Janeiro (1,3 ponto percentual) e Salvador (2,8 pontos percentuais). Conforme o IBGE, o rendimento médio dos trabalhadores em relação ao mês de agosto aumentou em três regiões metropolitanas: Porto Alegre (1,2%), Belo Horizonte (2,0%) e Salvador (2,3%).

Os indicadores de distribuição da população em idade ativa por gêneros, em setembro, apontou que as mulheres formam a maioria da classe trabalhadora na região metropolitana de Porto Alegre: 53,9%. Os homens representam 46,1%. Por idade, a maioria das pessoas empregadas está entre 25 e 49 anos. Na distribuição da população economicamente ativa, os números se invertem em Porto Alegre. Os homens passam a ter 53,1% e as mulheres formam 46,9%.

Assim como o IBGE, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese) e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) divulgam levantamento mensal sobre o desemprego no País. No entanto, as taxas apresentadas nas duas pesquisas costumam ser diferentes, devido aos conceitos e metodologia usados.

Entre as diferenças está o conjunto de regiões pesquisadas. A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), feita pelo Dieese e pela Fundação Seade, não engloba o levantamento dos desempregados da região metropolitana do Rio de Janeiro. Já na pesquisa do IBGE não estão incluídas duas regiões que fazem parte do conjunto da PED: Fortaleza e Distrito Federal.

Fonte: Correio do Povo