Desemprego cai em setembro na Região Metropolitana

Índice foi de 4,8% no período, com 96 mil pessoas desocupadas.

O desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre, medido pelo IBGE, caiu em setembro para 4,8%. Em agosto, o índice havia registrado 5,2%. No entanto, o percentual é superior ao registrado em setembro de 2010, quando atingiu 4,1%.

Em setembro de 2011, segundo o instituto, havia 3.443 mil pessoas em idade ativa (PIA) na Região Metropolitana de Porto Alegre. A variação foi de apenas 3 mil pessoas em relação ao mês anterior. Nos últimos doze meses, a variação foi de 1,2%, com o acréscimo de 42 mil pessoas nessa situação.

Das 3.443 mil pessoas em idade ativa, 55,1% encontravam-se ocupadas (nível de ocupação), 2,8% desocupadas e 42,1% não economicamente ativas. A população ocupada (PO) foi de 1.898 mil pessoas e a população não economicamente ativa (PNEA) atingiu 1.449 mil pessoas. O número de pessoas desocupadas ficou em 96 mil, com queda de 7 mil em relação ao mês anterior.

O rendimento médio real da população ocupada na Região Metropolitana de Porto Alegre, estimado em R$ 1.522,00 em setembro de 2011, teve queda de 3,2% em relação a agosto. Na comparação anual, a queda foi de 0,8%.

Fonte: Zero Hora