Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Desemprego cai em setembro na Região Metropolitana
por Jousi Quevedo | Índice foi de 4,8% no período, com 96 mil pessoas desocupadas.
O desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre, medido pelo IBGE, caiu em setembro para 4,8%. Em agosto, o índice havia registrado 5,2%. No entanto, o percentual é superior ao registrado em setembro de 2010, quando atingiu 4,1%.
Em setembro de 2011, segundo o instituto, havia 3.443 mil pessoas em idade ativa (PIA) na Região Metropolitana de Porto Alegre. A variação foi de apenas 3 mil pessoas em relação ao mês anterior. Nos últimos doze meses, a variação foi de 1,2%, com o acréscimo de 42 mil pessoas nessa situação.
Das 3.443 mil pessoas em idade ativa, 55,1% encontravam-se ocupadas (nível de ocupação), 2,8% desocupadas e 42,1% não economicamente ativas. A população ocupada (PO) foi de 1.898 mil pessoas e a população não economicamente ativa (PNEA) atingiu 1.449 mil pessoas. O número de pessoas desocupadas ficou em 96 mil, com queda de 7 mil em relação ao mês anterior.
O rendimento médio real da população ocupada na Região Metropolitana de Porto Alegre, estimado em R$ 1.522,00 em setembro de 2011, teve queda de 3,2% em relação a agosto. Na comparação anual, a queda foi de 0,8%.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.