Desafios da Segurança do Trabalho em 2012

Dos desafios que ficaram pendentes do ano é destaque a NR que trata do trabalho em altura a qual nos traz dois importantes objetivos a serem cumpridos objetivos a serem cumpridos.

Cada ano que começa apresenta novos desafios. Estes podem ser aqueles que ficaram pendentes no  ano anterior, os que a cada ano se espera resolver e  não conseguimos e  ainda há aqueles desafios que aparecem ao longo do ano.

Na área de segurança do trabalho não é diferente e para este ano temos alguns desafios para os profissionais do setor, sejam eles representantes do governo, das empresas e dos trabalhadores. O objetivo é o mesmo: “prevenção de acidentes e doenças do trabalho”.

Dos desafios que ficaram pendentes do ano destaco a NR que trata do trabalho em altura a qual nos traz dois importantes objetivos a serem cumpridos. Sendo que o primeiro é a sua publicação e o segundo é sua aplicação por parte das empresas. Esta norma deverá detalhar melhor as condições adequadas para que um trabalhador realize seu trabalho em altura com segurança, o que até então é razoavelmente realizado nas grandes empresas da construção civil mas é ignorado por muitas empresas de manutenção, instalação de equipamentos (corriqueiros ao nosso dia a dia como internet e telefonia) e até mesmo limpeza.

Existem também aqueles desafios que surgem ao longo do ano porém um deles é fácil prever que é tocar as grandes obras que vem sendo realizadas em todo país com uma gestão de segurança do trabalho voltada para prevenção principalmente e não apenas para correção depois que graves acidentes ocorrem.

E por último o maior de todos os desafios que é trabalhar a cada ano para que os números de acidentes e doenças do trabalho sejam cada vez menores, pois todos esperam voltar para suas casas ao final de uma jornada de trabalho íntegros e com saúde. Esse é o 2012 que nos espera.

Por Giovani Savi

consultor na área da Segurança do Trabalho