Deputados aprovam o reajuste do piso regional. Para Janta, o trabalhador ganhará mais dignidade

Dirigentes e colaboradores da Força Sindical RS estiveram presentes no planário da Assembleia Legislativa RS, para acompanhar a votação do reajuste do piso regional.

Ocupando as galerias do Plenário 20 de Setembro, da Assembleia Legislativa do RS, as centrais sindicais se mobilizaram para acompanhar a votação do reajuste do piso regional nesta terça-feira, dia 06. Representantes do Sindec-POA também agitaram a mobilização pela Força Sindical-RS.

Por volta das 21h30min, o projeto entrou em votação e foi aprovado por unanimidade pelos deputados. No período de discussão, os parlamentares ocuparam a tribuna e manifestaram-se favoráveis ao projeto. Deputados da base governista referiram o compromisso do governo do Estado com a valorização do piso regional e a política de distribuição de renda. O deputado Alceu Barbosa (PDT) destacou a persistência e a luta das centrais sindicais.

O Sindec-POA, Nilton Neco, destacou a importância do piso regional para os comerciárias e comerciárias de Porto Alegre. "Ganha a economia, ganha o comércio e o comerciário. Também ganha o lado social, ao gerar mais oportunidade para o acesso à cultura e à educação", afirmou Neco.

O diretor da Força Sindical RS Claudio Correa fala que é fundamental o reconhecimento dos deputados de que o salário é digno aos trabalhadores.

• Essa foi uma grande vitória. Uma aprovação por unanimidade de todos os partidos na aprovação do reajuste do piso regional é inédito. Isso prova que a união da classe trabalhadora conseguiu convencer o governo. Uma coisa é fundamental: o reconhecimento dos deputados de que o salário é justo e é digno. Isso fortalece ainda mais o piso regional – ressalta.

Para o vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui, o clamor e a mobilização das centrais sindicais pela aprovação "é a estratégia correta, onde os trabalhadores estão representados pelas centrais  e, consequentemente, eles são os maiores beneficiários dessa aprovação”.

O momento é visto como um período inédito conforme o diretor da Força Sindical RS e do Sindec-POA Luis Carlos Barbosa. Segundo ele, o que aconteceu na Assembleia foi uma questão histórica, pois todos os partidos, independentemente das suas ideologias, votaram a favor de uma questão que visa o bem comum do trabalhador.

• Isso mostra que o debate e o bom senso da própria classe trabalhadora é uma demonstração de que nós devemos dialogar com o governo, com a sociedade e mostrar a importância de questões como esta – relata.

O presidente da Força Sindical RS e da Fetracos, Clàudio Janta, afirma que "as centrais sindicais unidas garantiram a aprovação do PL 455, que ajudará a dar um pouco mais de dignidade ao trabalhadores e injetará milhões na economia gaúcha".

Ele ainda completa dizendo que "esta é sem dúvida, uma importante vitória para a Força Sindical RS, que luta ano a ano pela valorização do índice. O piso faz diferença na vida dos gaúchos”.

Na faixa I, os valores passam para R$ 624,05 a partir de janeiro de 2012 e RR 700,00 a partir de 1º de março. Para as faixas II, III e IV passam a valer, a partir de 1º de março, os valores R$ 716,12, R$ 732,36 e R$ 761,28, respectivamente. O aumento do piso regional é de R$ 14,75%. A proposição também altera a data-base do piso regional, a partir de 2013, de 1º de maio para 1º de janeiro, acompanhando a data-base do salário mínimo nacional.

Texto: Ligiane Brondani