Delegados analisam as propostas nos eixos temáticos que serão votadas na Plenária Final
Jousi Quevedo

Propostas foram planejadas hoje para votação no sábado.

Nesta sexta-feira (10), os 12 grupos temáticos da I Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente (I CNETD) se uniram em quatro grandes grupos (Princípios e Direitos; Proteção Social; Trabalho e Emprego; e Diálogo Social) para discutir e aprovar as propostas que serão avaliadas na Plenária Final e constituirão as bases da Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente.

Para o coordenador-geral, Mario dos Santos Barbosa, pela complexidade dos temas tratados na Conferência há um descompasso no andamento dos grupos. “Ontem houve três grupos que conseguiram concluir os trabalhos e inclusive chegaram ao consenso nas propostas. Mas teve grupo que avançou muito pouco, isso fez com que um volume grande de proposta viesse para plenária por eixo, mas no final do dia estaremos com condições de avaliar o trabalho para organizar a plenária final de amanhã (11)”, afirmou.

As propostas analisadas nesses dois dias de reuniões entre as bancadas de trabalhadores, empregadores, governo e sociedade civil reafirmam o diálogo que se refletiu no consenso alcançado nos grupos de trabalho da CNETD. “A questão mais importante a se destacar é que a Conferência está reafirmando todo um processo que começou nos estados e nos municípios de um amplo e profundo debate sobre as questões do mundo do trabalho. A expectativa é que teremos um bom resultado”, afirma o coordenador-geral.

Fonte: MTE

Voltar pro topo