Delegados analisam as propostas nos eixos temáticos que serão votadas na Plenária Final
por Jousi Quevedo | Propostas foram planejadas hoje para votação no sábado.
Nesta sexta-feira (10), os 12 grupos temáticos da I Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente (I CNETD) se uniram em quatro grandes grupos (Princípios e Direitos; Proteção Social; Trabalho e Emprego; e Diálogo Social) para discutir e aprovar as propostas que serão avaliadas na Plenária Final e constituirão as bases da Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente.
Para o coordenador-geral, Mario dos Santos Barbosa, pela complexidade dos temas tratados na Conferência há um descompasso no andamento dos grupos. "Ontem houve três grupos que conseguiram concluir os trabalhos e inclusive chegaram ao consenso nas propostas. Mas teve grupo que avançou muito pouco, isso fez com que um volume grande de proposta viesse para plenária por eixo, mas no final do dia estaremos com condições de avaliar o trabalho para organizar a plenária final de amanhã (11)", afirmou.
As propostas analisadas nesses dois dias de reuniões entre as bancadas de trabalhadores, empregadores, governo e sociedade civil reafirmam o diálogo que se refletiu no consenso alcançado nos grupos de trabalho da CNETD. "A questão mais importante a se destacar é que a Conferência está reafirmando todo um processo que começou nos estados e nos municípios de um amplo e profundo debate sobre as questões do mundo do trabalho. A expectativa é que teremos um bom resultado", afirma o coordenador-geral.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.