Definidos locais de concentração para mobilização do Dia Nacional de Lutas, na quinta
por Gabriella Oliveira | A partir das 8h de quinta-feira, quatro caminhadas saem de diferentes pontos de concentração em Porto Alegre.
A partir das 8h de quinta-feira, quatro caminhadas saem de diferentes pontos de concentração em Porto Alegre.
O próximo dia 11 de julho será marcado por uma grande manifestação organizada, de forma conjunta, pelas centrais sindicais do Rio Grande do Sul a fim de pressionar o governo e o empresariado a aprovar a pauta de reivindicações da classe trabalhadora.
As centrais definiram que o dia 11 de julho será chamado de Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações, a partir do lema "Pelas Liberdades Democráticas e pelos Direitos dos Trabalhadores".
Serão quatro caminhadas que devem partir de diferentes pontos de concentração em Porto Alegre, a partir das 8h.
– Avenida Farrapos (Terminal Cairú)
– Terminal Princesa Isabel (Avenida João Pessoa)
– Rodoviária Municipal
– Viaduto Obirici
Juntamente às demais categorias de trabalhadores, os rodoviários da Capital e da Região Metropolitana vão aderir à manifestação por mais direitos e por melhorias no serviço de transporte público. Portanto, no dia 11 de julho não haverá ônibus em circulação.
Nas ruas, as principais pautas de reivindicação da Força Sindical-RS são: postos de Saúde 24 horas; transporte de qualidade; segurança para as famílias; fim do fator previdenciário; 40 horas de trabalho sem redução de salários; 10% do PIB para a saúde; 10% do PIB para a educação; aprovação da PEC 300; e nova tabela de Imposto de Renda com isenção até R$ 6 mil.
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.