'Defendemos a unidade da classe trabalhadora nas Américas para enfrentar retirada de direitos', diz Neco no Congresso da ADS
por Gabriella Oliveira | Presidente do Sindec participa de Congresso de fundação da Alternativa Democrática Sindical.
Durante seu discurso no Congresso de fundação da Alternativa Democrática Sindical (ADS), o secretário de Relações Internacionais, Nilton Neco defendeu a unidade da classe trabalhadora nas Américas para enfrentar a retirada de direitos. "A luta unitária no âmbito internacional é fundamental para impedir a ofensiva contra os direitos dos trabalhadores", diz Neco durante Congresso da Alternativa Democrática Sindical.
Neco ressaltou que o apelo do movimento sindical é fundamental na América Latina, onde muitos países não têm legislação definida em defesa dos trabalhadores. "Nosso papel se torna fundamental nestes países para coibir a exploração dos trabalhadores".
Representantes de Centrais Sindicais de 15 países da América do Sul e Central estão reunidos em Bogotá, na Colômbia. participando do Congresso que acontece até o próximo dia 21. Participam centrais do Brasil, México, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, El Salvador, Honduras, Curaçao, Aruba, Porto Rico e Paraguai. Juntas, elas representam cerca de trinta milhões de trabalhadores.
O principal objetivo desta nova entidade é fazer um contraponto à CSA (Central Sindical das Américas), que foi partidarizada pelo PT e pela CUT.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.