'Defendemos a unidade da classe trabalhadora nas Américas para enfrentar retirada de direitos', diz Neco no Congresso da ADS
por Gabriella Oliveira | Presidente do Sindec participa de Congresso de fundação da Alternativa Democrática Sindical.
Durante seu discurso no Congresso de fundação da Alternativa Democrática Sindical (ADS), o secretário de Relações Internacionais, Nilton Neco defendeu a unidade da classe trabalhadora nas Américas para enfrentar a retirada de direitos. "A luta unitária no âmbito internacional é fundamental para impedir a ofensiva contra os direitos dos trabalhadores", diz Neco durante Congresso da Alternativa Democrática Sindical.
Neco ressaltou que o apelo do movimento sindical é fundamental na América Latina, onde muitos países não têm legislação definida em defesa dos trabalhadores. "Nosso papel se torna fundamental nestes países para coibir a exploração dos trabalhadores".
Representantes de Centrais Sindicais de 15 países da América do Sul e Central estão reunidos em Bogotá, na Colômbia. participando do Congresso que acontece até o próximo dia 21. Participam centrais do Brasil, México, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, El Salvador, Honduras, Curaçao, Aruba, Porto Rico e Paraguai. Juntas, elas representam cerca de trinta milhões de trabalhadores.
O principal objetivo desta nova entidade é fazer um contraponto à CSA (Central Sindical das Américas), que foi partidarizada pelo PT e pela CUT.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.