'Defendemos a unidade da classe trabalhadora nas Américas para enfrentar retirada de direitos', diz Neco no Congresso da ADS
por Gabriella Oliveira | Presidente do Sindec participa de Congresso de fundação da Alternativa Democrática Sindical.
Durante seu discurso no Congresso de fundação da Alternativa Democrática Sindical (ADS), o secretário de Relações Internacionais, Nilton Neco defendeu a unidade da classe trabalhadora nas Américas para enfrentar a retirada de direitos. "A luta unitária no âmbito internacional é fundamental para impedir a ofensiva contra os direitos dos trabalhadores", diz Neco durante Congresso da Alternativa Democrática Sindical.
Neco ressaltou que o apelo do movimento sindical é fundamental na América Latina, onde muitos países não têm legislação definida em defesa dos trabalhadores. "Nosso papel se torna fundamental nestes países para coibir a exploração dos trabalhadores".
Representantes de Centrais Sindicais de 15 países da América do Sul e Central estão reunidos em Bogotá, na Colômbia. participando do Congresso que acontece até o próximo dia 21. Participam centrais do Brasil, México, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, El Salvador, Honduras, Curaçao, Aruba, Porto Rico e Paraguai. Juntas, elas representam cerca de trinta milhões de trabalhadores.
O principal objetivo desta nova entidade é fazer um contraponto à CSA (Central Sindical das Américas), que foi partidarizada pelo PT e pela CUT.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.