'Defendemos a unidade da classe trabalhadora nas Américas para enfrentar retirada de direitos', diz Neco no Congresso da ADS
por Gabriella Oliveira | Presidente do Sindec participa de Congresso de fundação da Alternativa Democrática Sindical.
Durante seu discurso no Congresso de fundação da Alternativa Democrática Sindical (ADS), o secretário de Relações Internacionais, Nilton Neco defendeu a unidade da classe trabalhadora nas Américas para enfrentar a retirada de direitos. "A luta unitária no âmbito internacional é fundamental para impedir a ofensiva contra os direitos dos trabalhadores", diz Neco durante Congresso da Alternativa Democrática Sindical.
Neco ressaltou que o apelo do movimento sindical é fundamental na América Latina, onde muitos países não têm legislação definida em defesa dos trabalhadores. "Nosso papel se torna fundamental nestes países para coibir a exploração dos trabalhadores".
Representantes de Centrais Sindicais de 15 países da América do Sul e Central estão reunidos em Bogotá, na Colômbia. participando do Congresso que acontece até o próximo dia 21. Participam centrais do Brasil, México, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, El Salvador, Honduras, Curaçao, Aruba, Porto Rico e Paraguai. Juntas, elas representam cerca de trinta milhões de trabalhadores.
O principal objetivo desta nova entidade é fazer um contraponto à CSA (Central Sindical das Américas), que foi partidarizada pelo PT e pela CUT.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).