Curso técnico eleva em 12% salário de jovem com formação colegial

O índice é apontado pela Fundação Itaú Social.

Uma pesquisa da Fundação Itaú Social mostra que os jovens com diploma do ensino médio profissionalizante têm salários até 12% maiores do que aqueles que cursaram o médio regular. A pesquisa revela ainda que dos 8,8 milhões de alunos no último nível do ensino básico nas escolas públicas e particulares do Brasil, pouco mais de 10% estão matriculados em algum curso de educação profissional.

De acordo com o estudo “Avaliação Econômica do Ensino Médio Profissional”, a diferença de remuneração é ainda maior – de quase 20% - em favor dos que frequentaram algum curso técnico na área industrial, como mecânica, metalurgia, manutenção automotiva, petroquímica, entre outros. Os jovens que apostaram nos setores agropecuário, de gestão e de saúde recebem, respectivamente, de 13% e 9% mais do que aqueles que optaram pelo ensino médio tradicional.

Vagas - Cerca de 1 milhão de estudantes estão distribuídos em cursos integrados de ensino médio tradicional e técnico (2%), concomitantes (35%) e subsequentes (60%). As escolas particulares respondem por metade das matrículas na educação profissional, enquanto as unidades estaduais ofertam 35% da vagas e as federais, 15%.

www.valoronline.com.br