Creche Mãe Comerciária promove feira do livro para estimular a leitura nas crianças
por Gabriella Oliveira | Um cantinho especial foi reservado com o carinho e dedicação das professoras nas três unidades.
Livros, tinta, fantoches, papéis e muito colorido, dão vida e enfeitam durante uma semana as salas reservadas para a Feira do Livro nas três unidades da Instituição Infantil Mãe Comerciária.
Os trabalhos são realizados durante o ano inteiro com os pequenos, com contação de histórias, encenações, fantoches e reproduções dos contos em diferentes materiais. Nessa época do ano, quando Porto Alegre também realiza a sua tradicional Feira do Livro, a instituição Mãe Comerciária reúne os seus trabalhos em um cantinho especial para estimular cada vez mais as crianças.
Cada unidade monta o seu espaço durante esse período e é uma oportunidade dos pais virem visitar e incentivar a leitura nos seus filhos, já que muitas vezes o tempo é curto para prestigiar a Feira da cidade", conta a Diretora da Instituição, Simone Bittencourt.
Na unidade do Centro, o carinho e dedicação da Professora Josefina Carloto, mais conhecida como Profe Zefa, que organiza e confecciona boa parte dos materiais, é de encher os olhos dos visitantes.
Eu me dedico a realizar esse trabalho porque é maravilhoso. Eu adoro ver as carinhas das crianças quando trouxemos novidades para elas e é muito importante porque incentiva a gosto pela leitura desde essa idade", diz.
A Feira do Livro da Instituição Infantil Mãe Comerciária começou nesta segunda-feira, 4 de novembro, e se estende até sexta-feira, 6 de novembro.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.