Coração de Porto Alegre recebe homenagem da Força Sindical-RS e do Sindec às mulheres

Nesta quarta-feira, num final de tarde e início de noite quentes, a central fez o Largo Glênio Peres pegar fogo de animação e alegria.

Muita gente bonita que passou pelo Centro de Porto Alegre pôde prestigiar a primeira parte da homenagem que a Força Sindical-RS preparou para o Dia Internacional das Mulheres nesta quarta-feira, dia 7 de março, no Largo Glênio Peres. A festa começou às 17h com Dj concentrando os primeiros participantes da comemoração que teve quatro shows.

Colaboradores e associados do Sindec-POA, parceiro da iniciativa, prestigiaram o evento e dançaram até o anoitecer.

Por volta das 18h, subiu ao palco sob a apresentação da produtora artística Silvia Duarte a banda de pagode Samba da Gente que alegrou a galera que chegava com o sol ainda raiando no Centro Histórico. Depois, veio DiPop que colocou todo o seu funk na roda e  agitou todo mundo com remixes e hinos da Dupla Grenal. O jingle "É a Força Sindical, é a Força Sindical. Trabalhador não fica mal" fez todo mundo cantar junto. A animação geral tomou conta do Largo com os gordinhos da FatDuo, tradição já nos shows de 20 anos da Força Sindical pelo Rio Grande do Sul e que não poderia ficar fora desta festa tão bonita às mulheres.

Por fim, subiu ao palco a revelação do pagode concretizada no grupo Novo Extima, que despertou aqueles que já estavam pensando em ir embora.

Muitos integrantes da central e dos sindicatos filiados participaram da festa, afinal são milhares detrabalhadoras  que fazem toda a diferença na conquista de direitos e nas lutas sociais. O presidente da central e secretário geral do Sindec, Clàudio Janta, compareceu, subiu ao trio elétrico e dançou no meio do pessoal as coreografias ao embalo do FatDuo. "Este show é uma homenagem às mulheres, sobretudo, às trabalhadoras que não têm acesso a espetáculos culturais, trabalhadoras que estão passando por aqui, inclusive, rumo a um terceiro turno de trabalho", lembrou Janta.

Ele destacou o significado do Dia 8 de Março. "Para a central, que teve sua fundação nesta data, Dia Internacional da Mulher, é uma grande responsabilidade valorizar este dia e ter a sensibilidade de compreender estas trabalhadoras. Esta é uma central que foi fundada com a intenção de apaziguar o movimento sindical, uma central que trouxe para o seu seio todos os sindicatos do Brasil que representam os trabalhadores", afirmou Janta sobre a coincidência da fundação da Força no Dia das Mulheres.

O sindicalista afirmou ainda que para os quadros da central é imprescindível ter "a inteligência, a sabedoria, a compreensão e, principalmente, o tato feminino".

"Nossa central tem crescido mais e esse sentimento do certo, do errado, da ternura, do amor, dedicamos à mulher, que assume postos mais importantes no país, como a presidência da República, como o Tribunal Regional Eleitoral. Então, as mulheres estão na vanguarda pelo espaço conquistado e nos somamos diariamente a estes avanços. Tem que diminuir as diferenças entre homens e mulheres no mercado de trabalho e ampliar os direitos igualitários. Nada mais justo que ter um dia, uma semana e um mês para divulgar e celebrar a luta das mulheres pelos seus direitos" finalizou.

Dentro os sindicalistas presentes estavam o vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui; o secretário Nacional de Juventude da Força Sindical, Jeferson Tiego; o vice-presidente da Força Sindical-RS, Walter Fabro; os diretores Claudio Correa e Marcelo Furtado.

Nesta quinta-feira, dia 8 de março, as comemorações seguem na sede da Força Sindical-RS em mais uma edição do Força do Pensamento, entitulada A Vez da Mulher.

Texto: Josemari Quevedo

Imagens: Daiana e Cintia Rodrigues