Mundo sindical.

Navegação principal do site

Coração de Porto Alegre recebe homenagem da Força Sindical-RS e do Sindec às mulheres

por |
Nesta quarta-feira, num final de tarde e início de noite quentes, a central fez o Largo Glênio Peres pegar fogo de animação e alegria.

Muita gente bonita que passou pelo Centro de Porto Alegre pôde prestigiar a primeira parte da homenagem que a Força Sindical-RS preparou para o Dia Internacional das Mulheres nesta quarta-feira, dia 7 de março, no Largo Glênio Peres. A festa começou às 17h com Dj concentrando os primeiros participantes da comemoração que teve quatro shows.

Colaboradores e associados do Sindec-POA, parceiro da iniciativa, prestigiaram o evento e dançaram até o anoitecer.

Por volta das 18h, subiu ao palco sob a apresentação da produtora artística Silvia Duarte a banda de pagode Samba da Gente que alegrou a galera que chegava com o sol ainda raiando no Centro Histórico. Depois, veio DiPop que colocou todo o seu funk na roda e agitou todo mundo com remixes e hinos da Dupla Grenal. O jingle "É a Força Sindical, é a Força Sindical. Trabalhador não fica mal" fez todo mundo cantar junto. A animação geral tomou conta do Largo com os gordinhos da FatDuo, tradição já nos shows de 20 anos da Força Sindical pelo Rio Grande do Sul e que não poderia ficar fora desta festa tão bonita às mulheres.

Por fim, subiu ao palco a revelação do pagode concretizada no grupo Novo Extima, que despertou aqueles que já estavam pensando em ir embora.

Muitos integrantes da central e dos sindicatos filiados participaram da festa, afinal são milhares detrabalhadoras que fazem toda a diferença na conquista de direitos e nas lutas sociais. O presidente da central e secretário geral do Sindec, Clàudio Janta, compareceu, subiu ao trio elétrico e dançou no meio do pessoal as coreografias ao embalo do FatDuo. "Este show é uma homenagem às mulheres, sobretudo, às trabalhadoras que não têm acesso a espetáculos culturais, trabalhadoras que estão passando por aqui, inclusive, rumo a um terceiro turno de trabalho", lembrou Janta.

Ele destacou o significado do Dia 8 de Março. "Para a central, que teve sua fundação nesta data, Dia Internacional da Mulher, é uma grande responsabilidade valorizar este dia e ter a sensibilidade de compreender estas trabalhadoras. Esta é uma central que foi fundada com a intenção de apaziguar o movimento sindical, uma central que trouxe para o seu seio todos os sindicatos do Brasil que representam os trabalhadores", afirmou Janta sobre a coincidência da fundação da Força no Dia das Mulheres.

O sindicalista afirmou ainda que para os quadros da central é imprescindível ter "a inteligência, a sabedoria, a compreensão e, principalmente, o tato feminino".

Nossa central tem crescido mais e esse sentimento do certo, do errado, da ternura, do amor, dedicamos à mulher, que assume postos mais importantes no país, como a presidência da República, como o Tribunal Regional Eleitoral. Então, as mulheres estão na vanguarda pelo espaço conquistado e nos somamos diariamente a estes avanços. Tem que diminuir as diferenças entre homens e mulheres no mercado de trabalho e ampliar os direitos igualitários. Nada mais justo que ter um dia, uma semana e um mês para divulgar e celebrar a luta das mulheres pelos seus direitos" finalizou.

Dentro os sindicalistas presentes estavam o vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui; o secretário Nacional de Juventude da Força Sindical, Jeferson Tiego; o vice-presidente da Força Sindical-RS, Walter Fabro; os diretores Claudio Correa e Marcelo Furtado.

Nesta quinta-feira, dia 8 de março, as comemorações seguem na sede da Força Sindical-RS em mais uma edição do Força do Pensamento, entitulada A Vez da Mulher.

Texto: Josemari Quevedo

Imagens: Daiana e Cintia Rodrigues

Apoio: Instituto Girassol

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias