Convenção Coletiva é aprovada por unanimidade pelos comerciários
por Jousi Quevedo | Categoria deu o aval à reivindicação do sindicato, que deve buscar negociação.
A leitura e exposição dos principais tópicos do documento que formaliza a Convenção Coletiva 2011-2012 dos comerciários de Porto Alegre foi apresentada pelo presidente do Sindec-POA Nilton Neco, na noite desta quinta-feira, 01. O documento, que dentre outras reivindicações solicita o aumento do salário normativo de R$ 668,00 para R$ 1.275,00, foi aprovado por unanimidade entre os presentes.
A aprovação da categoria valida a atuação do sindicato, que ganha autonomia para promover a negociação direta com os sindicatos patronais. Neco explicou ainda que, no caso de não haver acordo, o dissídio coletivo passa a ser a alternativa.
Outro tópico aprovado por unanimidade foi o Edital de Convocação da Assembleia Geral, lido pelo diretor Luis Carlos Barbosa, formalizando o ato. Na sequência, Barbosa apresentou pontos referentes à contribuição sindical, explicando seus benefícios.
O presidente Neco explicou a importância da contribuição, "para que o comerciário possa ter o apoio do sindicato, não só durante a Campanha Salarial, mas no dia-a-dia", referindo-se às instalações do Sindec-POA, que passaram por melhorias recentemente.
O diretor Luis Carlos Barbosa concluiu a exposição a respeito da contribuição, que deve garantir a manutenção da atuação do sindicato, beneficiando os associados, que aprovaram por unanimidade o desconto do valor estabelecido.
Concluída com a aprovação unânime de todos os pontos apresentados na pauta, a assembleia foi classificada como um sucesso.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.