Contribuintes com mais de 60 anos poderão sacar saldo do PIS
por Jousi Quevedo |
Idosos com 60 anos ou mais poderão sacar o saldo das contas do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). É o que prevê o Projeto de Lei 5.732/2009, do Senado, aprovado na última semana, na Câmara, e encaminhado à sanção presidencial. Hoje, a idade mínima para saque é de 70 anos.
Quem recebe Benefício de Prestação Continuada (Loas) — por idade acima de 65 anos ou por ser portador de deficiência — também terá direito ao saque. Unificados em 1975, o PIS e o Pasep deixaram de ser creditados aos participantes e passaram a compor o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O dinheiro é usado para custear o seguro-desemprego e pagar o abono salarial anual aos trabalhadores.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.