Contribuintes com mais de 60 anos poderão sacar saldo do PIS
por Jousi Quevedo | O dinheiro é usado para custear o seguro-desemprego e pagar o abono salarial anual aos trabalhadores.
Idosos com 60 anos ou mais poderão sacar o saldo das contas do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). É o que prevê o Projeto de Lei 5.732/2009, do Senado, aprovado na última semana, na Câmara, e encaminhado à sanção presidencial. Hoje, a idade mínima para saque é de 70 anos.
Quem recebe Benefício de Prestação Continuada (Loas) — por idade acima de 65 anos ou por ser portador de deficiência — também terá direito ao saque. Unificados em 1975, o PIS e o Pasep deixaram de ser creditados aos participantes e passaram a compor o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O dinheiro é usado para custear o seguro-desemprego e pagar o abono salarial anual aos trabalhadores.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.