Consumidor investe em presentes úteis na Páscoa
Gabriella Oliveira

Estimativa de lojistas de vestuário, calçados, jogos e brinquedos é de que as vendas aumentem em pelo menos 7,5% neste ano.

Que o chocolate é a estrela do comércio nos dias que antecedem a Páscoa ninguém duvida. Mas além dos parreirais de ovos doces que decoram os supermercados desde a metade de fevereiro, outros segmentos trabalham com expectativas de aquecer os negócios até o próximo domingo, quando é comemorada a data. Isso porque, a cada ano, cresce a consciência dos consumidores de que o excesso de chocolate e doces pode ser prejudicial à saúde das crianças.

“É comum a família equilibrar as cestas de Páscoa com guloseimas e outro tipo de presente”, confirma o presidente da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV), Vilson Noer. Segundo ele, uma pesquisa desenvolvida pela entidade na primeira quinzena de março, que ouviu clientes de mais de 20 mil lojas no Estado, mostrou que os gaúchos pretendem investir em presentes alternativos, como jogos, brinquedos, roupas, calçados e livros infantis. Estes itens seriam um “complemento” ao tradicional produto do período.

O levantamento da AGV indicou que 94,8% das lojas associadas acreditam em aumento de vendas. “A estimativa é de que o comércio – principalmente os segmentos citados na pesquisa – cresça em torno de 8% em relação ao mesmo período do ano passado”, afirma Noer. Também as lojas de chocolate estão inseridas nesta estimativa. O dirigente ressalta que, ainda assim, o consumidor gaúcho vem buscando alternativas duráveis para consumir na Páscoa.

De acordo com a pesquisa da AGV, até o final da semana, os produtos mais vendidos, além do chocolate, deverão ser as peças de vestuário infantil e juvenil (com 51,3% de preferência entre os entrevistados), e os brinquedos (10,3%). Noer diz que isso se dá pelo viés comportamental das famílias, “mais preocupadas para que as crianças não recebam uma enxurrada de doces e os consumam em excesso”.

A demanda por presentes alternativos às guloseimas pascoais tem aumentado a cada ano. Em 2013, o tíquete médio das compras deve ficar entre R$ 50,00 e R$ 100,00. “Este é um valor bastante acessível e dentro de uma média de gastos com presentes para a data”, diz Noer.

A proprietária da Estrela Franquias, Fabiana Estrela, concorda que há oportunidades de vendas para outros segmentos no período que antecede a Páscoa. “O chocolate está caro, um ovo grande custa em média de R$ 30,00 a R$ 40,00, e com este valor é possível comprar alguns itens de vestuário”, observa. Na rede de lojas de artigos infantis Barriga Verde (administrada pela empresa de Fabiana), os preços têm atraído a atenção de pais e familiares, que buscam evitar excessos quando o assunto é dar chocolate de presente. “Estamos registrando um crescimento bem interessante em relação a março do ano passado. A procura está intensa, e a chegada da nova estação tem colaborado para isso.”

Na Barriga Verde, é possível encontrar alternativas de presentes a partir de R$ 12,99, como camisetas de manga longa, gorros e cachecóis. “Nosso item médio gira em torno de R$ 20,00”, frisa Fabiane. Outros produtos de maior valor agregado ainda ficam no mesmo nível de preços de muitas delícias de chocolates: “Uma calça de veludo custa R$ 34,90, e um conjunto de moletom custa R$ 44,00. E, para os meninos na fase das estampas de skate e caveiras, tem camisetas por R$ 16,99”, resume. O consumidor que adivinhar o recheio do ovo de Páscoa exposto na loja ganha uma cesta de guloseimas.

Bonecas e bichinhos chegam ao mercado em embalagens de ovos

Vale tudo para não ficar de fora do lucro que o feriado de Páscoa pode gerar ao comércio. Quem não vende chocolate investe em alternativas que remetam à lembrança do tradicional coelho. No setor de brinquedos, muitos produtos surgem dentro de ovos de plástico ou outro material durável, ou chegam em embalagens no formato oval. É o caso do personagem Sansão, o coelho da Turma da Mônica. Este ano ele está sendo vendido “fora das mãos” da “menina briguenta” criada pelo desenhista Mauricio de Sousa. Protagonizando algumas vitrines, o coelho azul pode ser adquirido por R$ 54,00 nas principais redes de brinquedos, como a Del Turista, com cinco lojas em Porto Alegre e uma em Caxias do Sul.

A supervisora da rede Del Turista, Beatriz Dias, ressalta que outros personagens têm feito sucesso entre as crianças menores, por surgirem de dentro de ovos: “É o caso da Galinha Pintadinha e do Patati Patatá”, ambos vendidos por R$ 54,00. Uma alternativa mais econômica, que também remete ao sabor doce da Páscoa, são as bonecas Cupcake. Em formato de um bolinho, elas viram uma “menina”. “Cada uma tem uma cor e um cheiro diferente, que pode ser de framboesa, chocolate, coco e baunilha”, enumera Beatriz. Segundo ela, “a maior parte dos pais está conscientizada de que excesso de chocolate e doces não faz bem para a saúde, ainda mais em tempos de obesidade infantil”.

Beatriz diz que as vendas estão bastante aquecidas e que a estimativa é de que, até o final de março, a procura por brinquedos cresça entre 7,5% e 8% em relação ao mesmo período do ano passado. “As opções para crianças maiores são os jogos, que são muito procurados devido ao inverno, quando elas ficam mais dentro de casa; as bonecas que caminham e engatinham, as bonecas Monster High, os helicópteros com controle remoto, entre outros.”

Os coelhos de pelúcia, os brinquedos e bonecas da mídia também estão com boa procura, diz a gerente da unidade do

Shopping Total da rede de brinquedos França, Fernanda Barcellos. Ela afirma que as comercializações para o feriado de Páscoa estão “tão boas” que a expectativa é de que o crescimento seja de 20%, em comparação ao mesmo período em 2012.

Outra grande varejista que tem planos de crescer em 15% nas negociações sobre março do ano passado é a rede Paquetá, através da seção infantil Gastonzinho, que funciona dentro das lojas Gaston. A gerente de mar-keting da rede, Paulina Bacher, aposta na linha de pantufas com formato de bichos, com preço em torno de R$ 39,90, ou botinhas de chuva (mesmo valor), além da promoção que promete dois pares de tênis por 89,90. “Este ano, estamos com mais opções de produtos”, diz a gerente, lembrando que, mesmo assim, ainda acha que o chocolate será o item “mais forte” dentre as comercializações atribuídas à data festiva.

A rede de varejo Lojas Lebes realiza, pelo quarto ano seguido em sua fanpage do Facebook (www.facebook.com/lojaslebes), o game “Caça aos Ovos”, em que o usuário deve ajudar o Coelho da Páscoa a coletar os ovos. Todos os pontos são convertidos para o “chocômetro”, que, conforme for enchendo, ovos de chocolates reais serão distribuídos para os participantes. No final da promoção, os participantes ainda concorrerão a um smartphone.

Fonte: Jornal do Comércio

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