Congresso Estadual da Central reúne lideranças sindicais e autoridades para cerimônia de abertura

A abertura oficial ocorreu na manhã desta sexta-feira na sede esportiva e recreativa do Sindec-POA.

Com grande número de autoridades municipais, estaduais, dirigentes sindicais do Rio Grande do Sul e do Brasil presentes, deu-se início na manhã desta sexta-feira (7/6) o 7º Congresso Estadual da Força Sindical. O presidente da central, Clàudio Janta, destacou em sua palavra inicial a importância da mobilização da classe trabalhadora brasileira.

“Queremos mais indústria, mais postos de trabalho e isso só se faz com indústria e mercado interno forte, e não com especulação financeira”, disse Janta afirmando que segue a luta da classe trabalhadora pelo desenvolvimento nacional.

A mesa de abertura foi composta pelo anfitrião presidente da central, Clàudio Janta; representante do Governador Tarso Genro, secretário Afonso Motta; representante o presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado estadual Edson Brum; o Superintendente Regional do Trabalho, Heron de Oliveira; representante da presidência da Câmara de Vereadores, Vereadora Sefóra Mota; secretário-geral da Força Sindical Nacional, João Carlos Juruna; presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores dos Calçados e Vestuário, Eunice Cabral; secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Nacional e Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco; presidente Nacional do Sindnapi, João Inocentini; presidente estadual da CUT-RS, Claudir Nespolo; representante da Nova Central, Jeferson Santana; prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; e demais lideranças sindicais e municipais.

Manter o rumo do país no caminho certo com a unicidade das centrais sindicais e o fortalecimento do movimento foram destaques na fala do secretário-geral da Força Nacional, João Carlos Gonçalves, o Juruna.

“Nossa central tem a força do trabalhador para construir a unidade de ação, seja nas marchas, na leis que estão sendo debatidas no Congresso. O Governo Federal atua com políticas desiguais. Por isso é importante que o Movimento vá à luta se indignar”, ponderou.

De acordo com presidente nacional do Sindnapi, João Batista Inocentini, o Congresso tem enorme relevância diante dos dois bilhões de aposentados e pensionistas, mas afirmou que o governo federal deixa o cidadão desta categoria em “segundo plano quando o governo desonera a folha de pagamento, não atua pelo fim do Fator Previdenciário. O governo está tirando os nossos direitos e não estou vendo os trabalhadores se manifestar e protestar”, enfatizou o sindicalista, chamando a atenção de todos para ajudar a construir novas conquistas.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, oriundo do Movimento Sindical, também honrou o evento com sua presença e seu pronunciamento, no qual reforçou as lutas da classe trabalhadora.

“A luta que os trabalhadores levam em cada categoria são fundamentais para melhorar a condição de vida, mas compreenderam que é necessário se organizar e discutir o modo de governar as cidades e o nosso País”, frisou.

O sentimento entre os congressistas foi unânime, o de que o Movimento Sindical segue mobilizado pela consolidação das leis do trabalho, pela garantia de direitos e avanços nas conquista. O evento tem continuidade durante todo o dia na sede esportiva e recreativa do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) – Avenida Guaíba, 1080, bairro Ipanema.