Congresso da CSA deve contar com a presença de chefes de Estado do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai entre 17 e 20/04
por Jousi Quevedo | O presidente do Sindec-POA e secretário de RI da Força Sindical, Nilton Neco, participa do evento.
Os presidentes do Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil estão na lista de convidados da cerimônia de abertura do II Congresso Continental que a Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA) realizará na cidade brasileira de Foz de Iguaçú entre os dias 17 e 20 de abril de 2012. Do Sindec-POA, participa também Jeferson Tiego.
Além dos chefes e chefas de Estado, se espera a presença de 500 participantes, incluídos delegados e delegadas das organizações e centrais sindicais afiliadas e fraternas, observadores e convidados de todo o mundo.
A temática central do II Congresso será "Desenvolvimento Sustentável, Democracia e Trabalho Decente: Construindo uma nova sociedade". O encontro também vai eleger a nova secretaria executiva da CSA, cujo mandato deverá refletir, nos próximos quatro anos, as resoluções acordadas pelo movimento sindical durante a reunião.
Em um contexto profundamente negativo nos países do Norte, consideramos que as Américas, com todas suas contradições e desigualdades, pode ser fonte de alternativas ao modelo neoliberal", propõe Víctor Báez Mosqueira, secretário geral da CSA. "Se o sindicalismo das Américas consegue chegar à integração real dos povos (não somente econômica, senão sobretudo social), podemos ser o continente do século 21."
De acordo com Víctor Báez, o trabalho decente está íntimamente conectado com o desenvolvimento sustentável. "O sindicalismo deve mobilizar-se frente aos seus governos pela geração de trabalho decente, o emprego formal com direitos, as garantias para a negociação coletiva e a liberdade sindical, a seguridade social para todos e todas e um verdadeiro diálogo social", explica o secretário geral da CSA.
Os aportes ao programa do II Congresso foram compilados em eventos sub-regionais realizados em todas as sub-regiões do continente americano: Cone Sul, região Andina, América Central e Caribe e América do Norte.
A CSA é a expressão sindical regional mais importante do continente americano. Fundada em 27 de março de 2008 na Cidade do Panamá, conta com 59 organizações nacionais de 27 países, que representam a mais de 50 milhões de trabalhadores e trabalhadoras nas Américas. A CSA é a organização regional da Confederação Sindical Internacional (CSI).
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.