
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Os presidentes do Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil estão na lista de convidados da cerimônia de abertura do II Congresso Continental que a Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA) realizará na cidade brasileira de Foz de Iguaçú entre os dias 17 e 20 de abril de 2012. Do Sindec-POA, participa também Jeferson Tiego.
Além dos chefes e chefas de Estado, se espera a presença de 500 participantes, incluídos delegados e delegadas das organizações e centrais sindicais afiliadas e fraternas, observadores e convidados de todo o mundo.
A temática central do II Congresso será "Desenvolvimento Sustentável, Democracia e Trabalho Decente: Construindo uma nova sociedade". O encontro também vai eleger a nova secretaria executiva da CSA, cujo mandato deverá refletir, nos próximos quatro anos, as resoluções acordadas pelo movimento sindical durante a reunião.
Em um contexto profundamente negativo nos países do Norte, consideramos que as Américas, com todas suas contradições e desigualdades, pode ser fonte de alternativas ao modelo neoliberal", propõe Víctor Báez Mosqueira, secretário geral da CSA. "Se o sindicalismo das Américas consegue chegar à integração real dos povos (não somente econômica, senão sobretudo social), podemos ser o continente do século 21."
De acordo com Víctor Báez, o trabalho decente está íntimamente conectado com o desenvolvimento sustentável. "O sindicalismo deve mobilizar-se frente aos seus governos pela geração de trabalho decente, o emprego formal com direitos, as garantias para a negociação coletiva e a liberdade sindical, a seguridade social para todos e todas e um verdadeiro diálogo social", explica o secretário geral da CSA.
Os aportes ao programa do II Congresso foram compilados em eventos sub-regionais realizados em todas as sub-regiões do continente americano: Cone Sul, região Andina, América Central e Caribe e América do Norte.
A CSA é a expressão sindical regional mais importante do continente americano. Fundada em 27 de março de 2008 na Cidade do Panamá, conta com 59 organizações nacionais de 27 países, que representam a mais de 50 milhões de trabalhadores e trabalhadoras nas Américas. A CSA é a organização regional da Confederação Sindical Internacional (CSI).
Contato:
Arnaldo Gonzalez
arnaldo.gonzalez@csa-csi.org
Tel. +595 9 8145 2549
Fonte: CSA
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.