Confiança no comércio melhora, aponta pesquisa da Fecomércio

O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio do RS apresentou aumento de 6,2% (119,0 pontos) em relação ao mês de agosto/12 (112,1 pontos).

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS) está divulgando nesta quarta-feira (10) os números de setembro da pesquisa Icec-RS (Índice de Confiança dos Empresários do Comércio do RS).O resultado apresentou aumento de 6,2% (119,0 pontos) em relação ao mês de agosto/12 (112,1 pontos). Esta é a segunda expansão consecutiva do indicador nessa base de comparação. Em relação ao mesmo mês de 2011, o índice encontra-se em patamar 5,6% inferior.

A elevação do Icec-RS foi determinada, principalmente, pelos componentes referentes à situação atual e às expectativas quanto ao futuro, que tiveram expansão de 12,1% e 6,4%, respectivamente. O indicador referente aos investimentos registrou alta um pouco menos expressiva, de 1,2%.

O presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, comentou que é muito importante que o indicador melhore nesta época do ano. “Estamos nos aproximando do período mais importante para as vendas no comércio no ano. Um ambiente otimista estimula contratações e investimento e, com isso, toda a economia ganha”.

As empresas com até 50 funcionários apresentaram elevação mais significativa, de 6,2%, atingindo 118,5 pontos. Para as empresas com mais de 50 funcionários, o Icec-RS teve acréscimo de 3,9%, chegando a 144,0 pontos.

Na análise por segmentos, a elevação do Icec-RS em set/12 foi puxada pelas empresas de duráveis, que apresentaram acréscimo de 10,8%, atingindo 113,8 pontos. Os segmentos de semiduráveis e não duráveis também registraram elevação, de 5,2% e 3,6%, respectivamente.

Fonte: Fecomércio