Confiança dos gaúchos está elevada neste início de ano
Gabriella Oliveira

Na comparação com o mesmo período do ano passado o ICF-RS encontra-se em nível 17,9% superior.

A Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) do mês de janeiro caiu em relação a dezembro (-1,8%), revela pesquisa realizada pela CNC e divulgada pela Fecomércio-RS nesta segunda-feira (21). Com isso, o indicador alcançou 134,2 pontos, ainda acima da linha de indiferença (de 100 pontos). Na comparação com o mesmo período do ano passado, o ICF-RS encontra-se em nível 17,9% superior.

Pesquisa da Fecomércio-RS mostrou queda no otimismo dos gaúchos. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, após tendência de elevação ao longo de 2012, o indicador apresenta, nos últimos meses, certa acomodação em um patamar otimista. “Apesar do crescimento lento da economia, a conjuntura de emprego elevado no mercado de trabalho garante o otimismo do consumidor”, disse ele, conforme material da assessoria de imprensa.

No que diz respeito a seus componentes, o ICF-RS teve variação bastante heterogênea. Na comparação com o mês anterior, apresentaram queda os indicadores relativos à renda atual, ao momento para duráveis e à perspectiva de consumo. Em oposição, apresentaram elevação os componentes referentes ao emprego atual, à perspectiva profissional e ao nível de consumo atual.

Fonte: Jornal do Comércio

Voltar pro topo