Confiança dos gaúchos em dezembro supera nível do ano passado
Gabriella Oliveira

Pesquisa mostra que o consumidor permanece seguro sobre sua intenção de consumo.

A pesquisa Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS), promovida pela CNC e divulgada nesta sexta-feira (28) pela Fecomércio-RS, mostra que o consumidor permanece seguro sobre sua intenção de consumo. O indicador marcou 136,7 pontos, estando acima do limite de indiferença, que é registrado em 100 pontos, em uma avaliação que varia de 0 até 200.

O levantamento ouviu 600 famílias em Porto Alegre e manteve-se estável em relação ao mês passado, com uma elevação marginal de 0,6% nessa comparação. Entretanto, na avaliação com o mesmo mês do ano passado, o ICF-RS está em um patamar 19,5% superior. Todos os indicadores, à exceção do momento para aquisição de duráveis, apresentaram elevação na comparação com o mesmo período do ano passado. O indicador de perspectiva de consumo aumentou em 22,2% em relação ao mês anterior, alcançando 165,8 pontos. Na comparação interanual, o crescimento foi de 37,8%. Isso mostra que o consumidor gaúcho está esperando que 2013 seja melhor que 2012 em termos de consumo.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, o otimismo desse ano se deve a um ambiente econômico de taxas de juros mais baixas, mercado de trabalho aquecido e a perspectivas mais positivas para a economia, depois de um ano que frustrou muitas expectativas.

Fonte: Jornal do Comércio

Voltar pro topo