Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Confiança do comércio gaúcho tem alta de 6,5% em fevereiro
por Gabriella Oliveira | Elevação apresentou um acréscimo de de 9,5% e 7,2%.
Os empresários do comércio do Rio Grande do Sul mostraram no mês de fevereiro que permanecem otimistas. Os resultados divulgados nesta quarta-feira pela Fecomércio-RS para o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio do Rio Grande do Sul (Icec-RS) tiveram elevação de 6,5% em fevereiro (124,5 pontos) em relação ao mês anterior (116,9 pontos). A pontuação vai de zero a 200 pontos, sendo 100 pontos o campo de indiferença (nem otimista nem pessimista).
De acordo com a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul, essa elevação do Icec-RS foi influenciada, principalmente, pelo comportamento dos componentes referentes às expectativas e aos investimentos, que apresentaram acréscimo de 9,5% e 7,2%, respectivamente. O indicador referente à situação atual, em oposição, teve acréscimo de 1,6%.
Na análise por porte, o nível de confiança das empresas com até 50 funcionários apresentou elevação de 6,5%, enquanto o das empresas com mais de 50 funcionários registrou elevação de 1,1%.
Na análise por segmentos, o de semiduráveis apresentou elevação menor (3,5%), enquanto para as empresas com predomínio de comercialização de bens duráveis e não duráveis o Icec-RS registrou acréscimos mais robustos (7,2% e 7,0%, respectivamente).
O presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, destaca que "a tendência recente do Icec-RS vem sendo determinada por uma trajetória suave de elevação da avaliação das condições atuais e moderação no que diz respeito às expectativas quanto ao futuro".
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.