Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.

Navegação principal do site

Confiança do comércio cresce no trimestre encerrado em fevereiro

por |
Na passagem de janeiro para fevereiro, porém, Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 1,4 ponto.

A confiança do empresário do comércio evoluiu em um ritmo favorável no trimestre encerrado em fevereiro. Diferente do que havia acontecido com a confiança da indústria, o Índice de Confiança do Comércio (Icom), divulgado nesta pela Fundação Getulio Vargas (FGV), ficou em 121,3 pontos, contra 122,7 pontos registrados em igual período do ano passado. Na comparação com igual período de 2013, o índice caiu 1,2%. Em janeiro, a taxa trimestral interanual havia sido de -1,6%, informou a FGV, em nota.

No varejo restrito, a taxa passou de queda de 1,5% no trimestre terminado em janeiro para recuo de 0,5% nos três meses até fevereiro (sempre na comparação com igual período do ano anterior).

Já no varejo ampliado (que inclui veículos, motos e peças e material para construção) as taxas passaram de queda de 2,6% no trimestre até janeiro para queda de 1,8% nos três meses até fevereiro. No segmento de material para construção, a taxa saiu de -3,4% no trimestre até janeiro para -3,1% no trimestre até fevereiro.

O setor de veículos, motos e peças passou de recuo de 7,0% nos três meses até janeiro para queda de 7,6% no trimestre até fevereiro (sempre na comparação com igual período do ano anterior).

No comércio atacadista, houve melhora na percepção dos empresários. No trimestre até janeiro, a alta era de 0,2%, mas nos três meses até fevereiro passou a avanço de 0,3% (na comparação com igual período do ano anterior).

Fonte: Zero Hora

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias