Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.

Navegação principal do site

Comissão discute nesta quarta-feira projeto sobre atividade de caixas de supermercado

por |
Projeto que proíbe o caixa de supermercado de exercer ao mesmo tempo a função de empacotador será discutido na quarta-feira (25).

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio realizará nesta quarta-feira (25) audiência pública para discutir o Projeto de Lei 353/11, do deputado Vicentinho (PT-SP), que proíbe o caixa de supermercado de exercer ao mesmo tempo a função de empacotador. O texto obriga ainda o estabelecimento a colocar à disposição dos consumidores um serviço de empacotamento.

Conforme a proposta, a multa será de 500 Ufirs (pouco mais de R$ 500) por empregado encontrado acumulando as funções e terá o seu valor dobrado em caso de reincidência.

Para o autor, as grandes redes de supermercados e estabelecimentos similares desrespeitam o trabalhador e o consumidor ao obrigar os caixas de supermercados a acumular a função de empacotador.

O projeto estava na pauta da comissão, com parecer favorável do relator, deputado Luis Tibé (PTdoB-MG), mas foi retirado e retornará à discussão após a realização dessa audiência, que foi proposta pelo deputado Zeca Dirceu (PT-PR). "Antes da deliberação da matéria neste colegiado, é necessário ouvir as entidades representativas dos empregadores e dos trabalhadores", disse Zeca Dirceu.

Ele lembra que, pela norma do Ministério do Trabalho (NR 17), os supermercados deverão colocar pelo menos um empacotador para cada três caixas.

Agência Câmara

Notícias

A Luta Pela Redução da Jornada de Trabalho Precisa Ser Realista e Viável

Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Carregando as notícias