
Orçamento para 2026 é aprovado em assembleia pela categoria
Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara aprovou, ontem, o parecer sobre o PL 3592/2012, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de comerciário.
O parecer do relator, deputado João Maia (PR-RN), foi aprovado por unanimidade pelos deputados Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), Jânio Natal (PRP-BA), Zeca Dirceu (PT-PR), Eudes Xavier (PT-CE), Guilherme Campos (PSD-SP) e Esperidião Amin (PP-SC).
Um grupo de líderes comerciários, representando o presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, acompanhou a votação: José Carlos Ap. Pelegrini, o Ney, de Matão; Marcelo Nunes de Castro, de Itapeva; e Ademir Lauriberto Ferreira, de São Carlos, junto com as diretoras Led Laura e Terezinha.
Com a aprovação do parecer na Comissão, avançamos mais uma etapa para ver aprovada, em definitivo, a regulamentação da profissão de comerciário", afirmou Ney, de Matão.
O PL 3592/2012 é a versão do PLS 115/2007, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), já aprovado no Senado e que agora tramita por várias comissões da Câmara.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Fecomerciários

Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.