Comércio prevê que 60% das vendas de Natal ocorram a partir desta quinta
Andréia Sarmanho

Mais da metade das vendas de Natal deve ocorrer a partir desta quinta-feira. A previsão é do presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) Vilson Noer, que estima que 60% das compras serão efetuadas na última hora. O motivo, segundo ele, é o pagamento do 13º salário dos trabalhadores. "Sempre temos as compras de última hora e com o pagamento da segunda parcela, isso irá se acentuar nos próximos dias", explica. As empresas têm até esta quinta-feira para pagar o benefício.

Pelos números do Ministério da Previdência, só com o pagamento do valor aos beneficiários do INSS, mais de R$ 11 bilhões estarão disponíveis para os gastos de fim de ano. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) calcula que cerca de R$ 130 bilhões serão injetados na economia com a renda do 13º.

Cada consumidor deve comprar entre três e cinco presentes, o que equivale um gasto médio de R$ 400 por pessoa. A estimativa da AGV é faturar R$ 5,2 bilhões ao final de dezembro deste ano, apenas por conta das compras de Natal.

*Correio do Povo *