Comércio gaúcho ainda tem vagas abertas para temporários

Carência de mão de obra qualificada dificulta preenchimento de postos de trabalho no RS.

A dois meses do Natal, o comércio gaúcho enfrenta dificuldades para preencher 9,5 mil vagas temporárias. Para quem busca trabalho, ainda há tempo para correr atrás de uma oportunidade com chance de futura efetivação.

Conforme pesquisa divulgada na terça-feira pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio-RS), 49,3% das empresas que irão contratar trabalhadores temporários têm a intenção de efetivar os profissionais após o final do contrato. O levantamento, feito no início do mês, apontou que 81,2% das vagas ainda estavam em aberto.

– O grau de instrução é a principal exigência – afirma Luiz Carlos Bohn, vice-presidente da Fecomércio.

A pesquisa abrangeu 384 empresas em Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e Ijuí.

– Há uma carência de mão de obra qualificada. Há muitas vagas para fechar em muito pouco tempo – destaca Maura Landgraf Rizzato, consultora de recursos humanos da MRizzato RH.

Diante da dificuldade, as empresas estão contratando até mesmo profissionais sem experiência na área, desde que tenham Ensino Médio completo ou em andamento.

– A abertura de novos shoppings na Capital fez com que muitos profissionais com experiência e qualificação fossem absorvidos neste ano – conta Maura.

Aos 19 anos, a estudante Luciélen Saraiva Marques foi contratada para uma vaga temporária na loja O Boticário, rede de cosméticos e perfumes, em Porto Alegre. Sem nunca ter tido a carteira assinada, a jovem tem esperança da oportunidade se transformar no seu primeiro emprego formal.

– Vou me esforçar ao máximo para fazer por merecer – disse Luciélen.

Como buscar uma vaga

Procure o Sine, agências de empregos e as próprias empresas e leve seu currículo.

Com a urgência por parte das empresas em fechar as vagas, a disponibilidade e o interesse fazem diferença.

Demonstre disposição e vontade em aprender, caso não tenha experiência na área.

Mostre o seu melhor na vaga temporária, para aumentar as chances de contratação definitiva.

Fonte: Zero Hora