Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.

Navegação principal do site

Comércio em 2011 - Um balanço dos principais indicadores

por |
O varejo cresceu 6,7%, enquanto o PIB teve alta de 2,7%.

Com o objetivo de subsidiar os dirigentes sindicais para as negociações salariais no primeiro semestre de 2012, a Rede Comerciários do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos elaborou um breve balanço do setor em 2011, com informações sobre o desempenho das vendas, além de dados sobre o mercado de trabalho da categoria comerciária e as expectativas para 2012.

O volume de vendas do comércio varejista encerrou 2011 com resultados superiores ao Produto Interno Bruto (PIB), como já havia acontecido nos anos anteriores. O varejo cresceu 6,7%, enquanto o PIB teve alta de 2,7% (Gráfico 1 no link). Vale mencionar que as duas taxas de crescimento são reais, ou seja, já está descontada a inflação. Nos últimos anos, o setor tem sido embalado pelo dinamismo do mercado interno, por meio do crescimento do emprego e pela expansão da massa salarial. As duas principais determinantes do setor, renda e crédito, continuam crescendo. Só no último ano, o volume de crédito aumentou 19%, atingindo 49,1% do PIB em dezembro último.

Ao mesmo tempo, a massa de rendimentos dos ocupados nas regiões metropolitanas teve acréscimo real de 2,4%. O aumento do salário mínimo, os reajustes dos pisos regionais, os programas de transferências de renda e o crescimento do volume de crédito têm contribuído para vigorosos resultados do setor.

Leia o balanço completo clicando aqui.

Fonte: Dieese-RS

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias