Comércio em 2011 - Um balanço dos principais indicadores

O varejo cresceu 6,7%, enquanto o PIB teve alta de 2,7%.

Com o objetivo de subsidiar os dirigentes sindicais para as negociações salariais no primeiro semestre de 2012, a Rede Comerciários do DIEESE - Departamento Intersindical de  Estatística e Estudos Socioeconômicos elaborou um breve balanço do setor em 2011, com  informações sobre o desempenho das vendas, além de dados sobre o mercado de trabalho  da categoria comerciária e as expectativas para 2012.

O volume de vendas do comércio varejista encerrou 2011 com resultados superiores ao Produto Interno Bruto (PIB), como já havia acontecido nos anos anteriores. O varejo cresceu 6,7%, enquanto o PIB teve alta de 2,7% (Gráfico 1 no link). Vale mencionar que as duas taxas de crescimento são reais, ou seja, já está descontada a inflação. Nos últimos anos, o setor tem sido embalado pelo dinamismo do mercado interno,  por meio do crescimento do emprego e pela expansão da massa salarial. As duas principais determinantes do setor, renda e crédito, continuam crescendo. Só no último ano, o volume de crédito aumentou 19%, atingindo 49,1% do PIB em dezembro último.

Ao mesmo tempo, a massa de rendimentos dos ocupados nas regiões metropolitanas teve acréscimo real de 2,4%. O aumento do salário mínimo, os reajustes dos pisos regionais, os programas de transferências de renda e o crescimento do volume de crédito têm contribuído para vigorosos resultados do setor.

Leia o balanço completo clicando aqui.

Fonte: Dieese-RS