Comerciários reforçam alerta: aumento já, ou o comércio vai fechar
Andréia Sarmanho

Comerciários reforçaram pedido pela antecipação das compras e paralisação no dia 21, se não houver resolução satisfatória para a categoria.

Em continuação à série de mobilizações organizadas pelo Sindec nesta semana, mais uma vez, o centro da Capital foi tomado por centenas de pessoas unidas pela valorização e reconhecimento da categoria. Na manhã desta terça-feira (18), a mobilização do sindicato, que também conta com o apoio da Força Sindical-RS e Fetracos-RS, se concentrou no Viaduto da Conceição, de onde seguiu pela Voluntários da Pátria até a Otávio Rocha, em defesa do trabalhador do comércio e também no intuito de fazer um chamamento à população.

“O que nós estamos vivendo é um processo de radicalização do sindicato patronal dos lojistas, que querem que a gente se dobre e fique de joelhos, mas isso não vai acontecer. Eu tenho certeza que a categoria já deu uma demonstração, já disse para que veio e o que quer. Esses atos continuarão, inclusive nós teremos outras iniciativas, quem sabe até tomar os shoppings centers também, para mostrar a sociedade que, ou o patrão paga ou nós vamos parar”, enfatizou o diretor do Sindec, Luis Carlos Barbosa.

Por onde passou, a manifestação recebeu o apoio do comércio local e de muitas pessoas que se solidarizaram à causa em meio ao trajeto. Para o Presidente em Exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazui, o apoio demonstrado reflete a nobreza dessa luta. “Hoje nós ratificamos esse ato, fortalecidos com a presença de vários companheiros comerciários e seus familiares que se juntaram a nós nesse momento de luta contra a intolerância e ganância patronal que não mede esforços para diminuir as condições de trabalho e salários dos comerciários”, frisou Mazui.

Conforme o secretário-geral do Sindec-POA e também Presidente da Força Sindical-RS, Cláudio Janta, desta vez a exploração patronal chegou ao ápice, quando propuseram aos comerciários, um banco de horas de 180 dias, extinção da cláusula de estabilidade da gestante e dos aposentados e ainda a exigência de trabalho nos domingos e feriados.

“A categoria viu que chegou o momento de ganhar o seu quinhão, por isso juntou-se a nós, hoje em maior número que ontem se mostrou solidária, com os comerciários todos indo a porta das lojas aplaudindo os colegas que estão participando. Temos que dar um basta na exploração. Os comerciários estão tendo retorno através do Sindicato e vamos esperar a decisão que é soberana”, afirmou Janta.

A pressão do Sindec é para que o dissídio coletivo da categoria seja julgado até o dia 20. Os dirigentes sindicais reiteraram que se caso não houver um acordo, o comércio vai fechar no dia 21, por isso o alerta é para que a população adiante suas compras de Natal.

A mobilização continua amanhã com a concentração às 10h na Praça Argentina, na Av. João Pessoa, e deve seguir pela Salgado Filho até a Av. Borges de Medeiros.

Texto: Gabriella Oliveira

Colaboração: Andréia Sarmanho e Ligiane Brondani