Ações na defesa do aumento salarial dos trabalhadores.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Comerciários reforçam alerta: aumento já, ou o comércio vai fechar
por Andréia Sarmanho | Comerciários reforçaram pedido pela antecipação das compras e paralisação no dia 21, se não houver resolução satisfatória para a categoria.
Em continuação à série de mobilizações organizadas pelo Sindec nesta semana, mais uma vez, o centro da Capital foi tomado por centenas de pessoas unidas pela valorização e reconhecimento da categoria. Na manhã desta terça-feira (18), a mobilização do sindicato, que também conta com o apoio da Força Sindical-RS e Fetracos-RS, se concentrou no Viaduto da Conceição, de onde seguiu pela Voluntários da Pátria até a Otávio Rocha, em defesa do trabalhador do comércio e também no intuito de fazer um chamamento à população.
O que nós estamos vivendo é um processo de radicalização do sindicato patronal dos lojistas, que querem que a gente se dobre e fique de joelhos, mas isso não vai acontecer. Eu tenho certeza que a categoria já deu uma demonstração, já disse para que veio e o que quer. Esses atos continuarão, inclusive nós teremos outras iniciativas, quem sabe até tomar os shoppings centers também, para mostrar a sociedade que, ou o patrão paga ou nós vamos parar", enfatizou o diretor do Sindec, Luis Carlos Barbosa.
Por onde passou, a manifestação recebeu o apoio do comércio local e de muitas pessoas que se solidarizaram à causa em meio ao trajeto. Para o Presidente em Exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazui, o apoio demonstrado reflete a nobreza dessa luta. "Hoje nós ratificamos esse ato, fortalecidos com a presença de vários companheiros comerciários e seus familiares que se juntaram a nós nesse momento de luta contra a intolerância e ganância patronal que não mede esforços para diminuir as condições de trabalho e salários dos comerciários", frisou Mazui.
Conforme o secretário-geral do Sindec-POA e também Presidente da Força Sindical-RS, Cláudio Janta, desta vez a exploração patronal chegou ao ápice, quando propuseram aos comerciários, um banco de horas de 180 dias, extinção da cláusula de estabilidade da gestante e dos aposentados e ainda a exigência de trabalho nos domingos e feriados.
A categoria viu que chegou o momento de ganhar o seu quinhão, por isso juntou-se a nós, hoje em maior número que ontem se mostrou solidária, com os comerciários todos indo a porta das lojas aplaudindo os colegas que estão participando. Temos que dar um basta na exploração. Os comerciários estão tendo retorno através do Sindicato e vamos esperar a decisão que é soberana", afirmou Janta.
A pressão do Sindec é para que o dissídio coletivo da categoria seja julgado até o dia 20. Os dirigentes sindicais reiteraram que se caso não houver um acordo, o comércio vai fechar no dia 21, por isso o alerta é para que a população adiante suas compras de Natal.
A mobilização continua amanhã com a concentração às 10h na Praça Argentina, na Av. João Pessoa, e deve seguir pela Salgado Filho até a Av. Borges de Medeiros.
Texto: Gabriella Oliveira
Colaboração: Andréia Sarmanho e Ligiane Brondani
Imagens: Ana Labres, Cintia Rodrigues e Daiana Rodrigues
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.