Comerciários mostram sua força e impasse da Campanha Salarial chega ao fim
Andréia Sarmanho

Após a Assembleia, a categoria comemorou os 8% de reajuste e a conquista da premiação em dinheiro para o trabalho aos domingos e feriados.

Foi em meio à chuva desta quinta-feira, 20, que o comerciário de Porto Alegre pôde finalmente lavar a alma. Após quatro dias de intensa mobilização da categoria, com passeatas pelas principais ruas do Centro, os comerciários puderam comemorar um acordo digno e que garante importantes benefícios para a categoria.

Saindo da Praça da Alfândega, a última caminhada teve o maior número de integrantes, tomando a Andradas na extensão entre a Praça da Alfândega e a Esquina Democrática. Debaixo de chuva, a categoria realizou um bonito espetáculo. Com bateria animada, entoando refrões pelo aumento do salário, os manifestantes contagiaram os comerciários das lojas, que aplaudiam da porta a reivindicação.

A caminhada terminou em frente à sede do Sindec, tomando a rua General Vitorino, que virou palco de uma bonita festa, sem deixar de manifestar a expectativa pelo anúncio da proposta patronal, que seria realizado em instantes durante a Assembleia convocada pelo sindicato. Contando com a presença de lideranças sindicais vindas de várias cidades do Estado, o anúncio aconteceu pontualmente às 19h, quando o diretor Luis Carlos Barbosa efetuou a leitura do acordo.

A proposta de 8% reajuste, com 2% de aumento real, mais a oferta de prêmio em dinheiro nos domingos e feriados foi aprovada por unanimidade pelos comerciários, que aproveitaram para tirar dúvidas diretamente com os diretores do sindicado a respeito da nova convenção.

• Os comerciários tiveram uma grande vitória, conquistaram um grande aumento. A categoria mostrou através de sua unidade de mobilização que pode avançar, que pode ampliar os seus direitos e as suas conquistas -, avaliou o secretário-geral Clàudio Janta, que teve seu nome bastante gritado pelos comerciários, em reconhecimento à liderança com que conduziu o processo.

Outro ponto do acordo, considerado uma vitória pelos dirigentes, foi a manutenção do banco de horas, sem acréscimo, e também a manutenção da estabilidade para as gestantes. Já para o Natal, foi conseguido que as lojas fechem uma hora mais cedo no dia 24, ficando estabelecido o expediente até às 18h nos shopping centers e até às 19h nas demais lojas.

Texto: Andréia Sarmanho

Fotos: Anna Müller, Gabriel Mueller e Daiana Rodrigues