Ações na defesa do aumento salarial dos trabalhadores.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Comerciários mostram sua força e impasse da Campanha Salarial chega ao fim
por Andréia Sarmanho | Após a Assembleia, a categoria comemorou os 8% de reajuste e a conquista da premiação em dinheiro para o trabalho aos domingos e feriados.
Foi em meio à chuva desta quinta-feira, 20, que o comerciário de Porto Alegre pôde finalmente lavar a alma. Após quatro dias de intensa mobilização da categoria, com passeatas pelas principais ruas do Centro, os comerciários puderam comemorar um acordo digno e que garante importantes benefícios para a categoria.
Saindo da Praça da Alfândega, a última caminhada teve o maior número de integrantes, tomando a Andradas na extensão entre a Praça da Alfândega e a Esquina Democrática. Debaixo de chuva, a categoria realizou um bonito espetáculo. Com bateria animada, entoando refrões pelo aumento do salário, os manifestantes contagiaram os comerciários das lojas, que aplaudiam da porta a reivindicação.
A caminhada terminou em frente à sede do Sindec, tomando a rua General Vitorino, que virou palco de uma bonita festa, sem deixar de manifestar a expectativa pelo anúncio da proposta patronal, que seria realizado em instantes durante a Assembleia convocada pelo sindicato. Contando com a presença de lideranças sindicais vindas de várias cidades do Estado, o anúncio aconteceu pontualmente às 19h, quando o diretor Luis Carlos Barbosa efetuou a leitura do acordo.
A proposta de 8% reajuste, com 2% de aumento real, mais a oferta de prêmio em dinheiro nos domingos e feriados foi aprovada por unanimidade pelos comerciários, que aproveitaram para tirar dúvidas diretamente com os diretores do sindicado a respeito da nova convenção.
Os comerciários tiveram uma grande vitória, conquistaram um grande aumento. A categoria mostrou através de sua unidade de mobilização que pode avançar, que pode ampliar os seus direitos e as suas conquistas -, avaliou o secretário-geral Clàudio Janta, que teve seu nome bastante gritado pelos comerciários, em reconhecimento à liderança com que conduziu o processo.
Outro ponto do acordo, considerado uma vitória pelos dirigentes, foi a manutenção do banco de horas, sem acréscimo, e também a manutenção da estabilidade para as gestantes. Já para o Natal, foi conseguido que as lojas fechem uma hora mais cedo no dia 24, ficando estabelecido o expediente até às 18h nos shopping centers e até às 19h nas demais lojas.
Texto: Andréia Sarmanho
Fotos: Anna Müller, Gabriel Mueller e Daiana Rodrigues
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.