Comerciários mostram força e apontam para greve na sexta-feira
por Andréia Sarmanho | Durante o ato o sindicato reforçou o convite para a Assembleia da categoria que ocorre amanhã.
No terceiro dia consecutivo de manifestação, os comerciários lotaram o centro de Porto Alegre nesta quarta-feira, 19, em mais uma caminhada que anunciou a greve prevista para acontecer a partir de sexta-feira, 21. A categoria continua unida em manifestações pacíficas, ordeiras, mas fortes por melhores salários e dignidade.
Apesar dos altos índices de vendas e de lucros por parte dos empresários, os patrões do comércio lojista se negaram a fechar acordo com o sindicato, oferecendo o aumento apenas em troca do trabalho sem remuneração nos domingos e feriados.
O dissídio tramita agora na Justiça do Trabalho, o que nunca havia ocorrido nos 80 anos do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre, e esta é a motivação pela qual os comerciários vão às ruas mostrar buscar reconhecimento do seu trabalho e valorização profissional.
Dizem que, de acordo com o calendário Maia, dia 21 o mundo será o fim do mundo, mas para os comerciários será a libertação, o início de um novo ciclo de mais dignidade, respeito e melhor salário", declarou o secretário-geral do Sindec, Cláudio Janta. O sindicalista também destacou o resultado da luta dos rodoviários de Pelotas que, após ficarem quatro dias em greve, tiveram o dissídio julgado e obtiveram grandes vantagens.
Janta também convocou todos os participantes da mobilização e os comerciários de Porto Alegre a participarem da Assembleia extraordinária para a definição dos rumos finais da mobilização que a categoria realiza nesta semana. O ato ocorre na quinta-feira, às 19h, em frente à sede do Sindec.
Amanhã temos o momento mais importante de toda essa semana, que é a Assembleia dos Comerciários. A direção está chamando para a greve geral, mas cabe à Assembleia decidir, porque a direção do Sindec entende se não houver paralisação o julgamento pode ir até março ou abril. destacou o sindicalista.
Amanhã, às 17h, antes da grande Assembleia dos Comerciários, acontecerão três caminhadas que devem partir de diferentes pontos do centro da cidade. As passeatas devem seguir na mesma proporção de integrantes e seguem para a sede do Sindec, onde acontece a Assembleia.
Texto: Ligiane Brondani
Colaboração: Andréia Sarmanho e Gabriella Oliveira
Imagens: Ana Labres, Cintia Rodrigues e Daiana Rodrigues
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.