Comerciários da Manlec reivindicam salários atrasados
por Gabriella Oliveira | Manifestação dos trabalhadores tem o apoio do Sindec.
Na tarde desta sexta-feira (1), funcionários das lojas Manlec se mobilizaram em frente à empresa da Avenida Assis Brasil para comunicar a decisão de greve em função do atraso no pagamento dos salários.
A paralização foi decidida pela categoria hoje pela manhã em assembleia realizada no Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre. Desde novembro do ano passado os trabalhadores não recebem. O 13º salário também não foi pago.
Nós queremos justiça! Ninguém trabalha sem receber. Queremos que empresa pare de nos enganar e que tenhamos o que é nosso por direito", afirmou a funcionária Lilian Telles.
Com cartazes e entoando chamadas como "Funcionário unido, jamais será vencido!", a manifestação ganhou o apoio das pessoas que passaram pelo local e dos comerciários das lojas vizinhas.
A mobilização de hoje é muito importante para mostrar pra sociedade o descaso da empresa com os seus funcionários. Se eles tivessem respeito com os trabalhadores, não teriam sumido, estariam aqui para pelo menos apresentar uma proposta", avaliou o Diretor do Sindec, Luis Carlos Barbosa.
Conforme o dirigente, o Sindec-POA acompanha a situação desde que a Manlec atrasou os salários pela primeira vez. Ações trabalhistas já foram ajuizadas e o caso denunciado para o Ministério Público do Trabalho, onde aconteceram reuniões de mediação, mas sem garantia de pagamento.
Ao final da mobilização os funcionários decidiram manter a grave por tempo indeterminado até que a empresa efetue os pagamentos atrasados. O Diretor do Sindec-POA reforçou o apoio à decisão dos comerciários.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.