Comerciários da Manlec reivindicam salários atrasados
por Gabriella Oliveira | Manifestação dos trabalhadores tem o apoio do Sindec.
Na tarde desta sexta-feira (1), funcionários das lojas Manlec se mobilizaram em frente à empresa da Avenida Assis Brasil para comunicar a decisão de greve em função do atraso no pagamento dos salários.
A paralização foi decidida pela categoria hoje pela manhã em assembleia realizada no Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre. Desde novembro do ano passado os trabalhadores não recebem. O 13º salário também não foi pago.
Nós queremos justiça! Ninguém trabalha sem receber. Queremos que empresa pare de nos enganar e que tenhamos o que é nosso por direito", afirmou a funcionária Lilian Telles.
Com cartazes e entoando chamadas como "Funcionário unido, jamais será vencido!", a manifestação ganhou o apoio das pessoas que passaram pelo local e dos comerciários das lojas vizinhas.
A mobilização de hoje é muito importante para mostrar pra sociedade o descaso da empresa com os seus funcionários. Se eles tivessem respeito com os trabalhadores, não teriam sumido, estariam aqui para pelo menos apresentar uma proposta", avaliou o Diretor do Sindec, Luis Carlos Barbosa.
Conforme o dirigente, o Sindec-POA acompanha a situação desde que a Manlec atrasou os salários pela primeira vez. Ações trabalhistas já foram ajuizadas e o caso denunciado para o Ministério Público do Trabalho, onde aconteceram reuniões de mediação, mas sem garantia de pagamento.
Ao final da mobilização os funcionários decidiram manter a grave por tempo indeterminado até que a empresa efetue os pagamentos atrasados. O Diretor do Sindec-POA reforçou o apoio à decisão dos comerciários.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.