Funcionamento do comércio no final de ano
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Na tarde desta sexta-feira (1), funcionários das lojas Manlec se mobilizaram em frente à empresa da Avenida Assis Brasil para comunicar a decisão de greve em função do atraso no pagamento dos salários.
A paralização foi decidida pela categoria hoje pela manhã em assembleia realizada no Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre. Desde novembro do ano passado os trabalhadores não recebem. O 13º salário também não foi pago.
Nós queremos justiça! Ninguém trabalha sem receber. Queremos que empresa pare de nos enganar e que tenhamos o que é nosso por direito", afirmou a funcionária Lilian Telles.
Com cartazes e entoando chamadas como "Funcionário unido, jamais será vencido!", a manifestação ganhou o apoio das pessoas que passaram pelo local e dos comerciários das lojas vizinhas.
A mobilização de hoje é muito importante para mostrar pra sociedade o descaso da empresa com os seus funcionários. Se eles tivessem respeito com os trabalhadores, não teriam sumido, estariam aqui para pelo menos apresentar uma proposta", avaliou o Diretor do Sindec, Luis Carlos Barbosa.
Conforme o dirigente, o Sindec-POA acompanha a situação desde que a Manlec atrasou os salários pela primeira vez. Ações trabalhistas já foram ajuizadas e o caso denunciado para o Ministério Público do Trabalho, onde aconteceram reuniões de mediação, mas sem garantia de pagamento.
Ao final da mobilização os funcionários decidiram manter a grave por tempo indeterminado até que a empresa efetue os pagamentos atrasados. O Diretor do Sindec-POA reforçou o apoio à decisão dos comerciários.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.