Na tarde desta sexta-feira (1), funcionários das lojas Manlec se mobilizaram em frente à empresa da Avenida Assis Brasil para comunicar a decisão de greve em função do atraso no pagamento dos salários.
A paralização foi decidida pela categoria hoje pela manhã em assembleia realizada no Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre. Desde novembro do ano passado os trabalhadores não recebem. O 13º salário também não foi pago.
“Nós queremos justiça! Ninguém trabalha sem receber. Queremos que empresa pare de nos enganar e que tenhamos o que é nosso por direito”, afirmou a funcionária Lilian Telles.
Com cartazes e entoando chamadas como “Funcionário unido, jamais será vencido!”, a manifestação ganhou o apoio das pessoas que passaram pelo local e dos comerciários das lojas vizinhas.
“A mobilização de hoje é muito importante para mostrar pra sociedade o descaso da empresa com os seus funcionários. Se eles tivessem respeito com os trabalhadores, não teriam sumido, estariam aqui para pelo menos apresentar uma proposta”, avaliou o Diretor do Sindec, Luis Carlos Barbosa.
Conforme o dirigente, o Sindec-POA acompanha a situação desde que a Manlec atrasou os salários pela primeira vez. Ações trabalhistas já foram ajuizadas e o caso denunciado para o Ministério Público do Trabalho, onde aconteceram reuniões de mediação, mas sem garantia de pagamento.
Ao final da mobilização os funcionários decidiram manter a grave por tempo indeterminado até que a empresa efetue os pagamentos atrasados. O Diretor do Sindec-POA reforçou o apoio à decisão dos comerciários.