Convocações da categoria dos trabalhadores no comércio.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Comerciários da Manlec aceitam proposta mas mantêm greve
por Ligiane Brondani | A greve será mantida até que a Manlec determine uma posição referente ao valor aceito na proposta.
Em assembleia organizada na sede do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre na manhã desta quarta-feira (13) os comerciários da Manlec Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí e Alvorada, decidiram aceitar a proposta colocada em votação.
O Sindec Porto Alegre e Alvorada propuseram o pagamento de R$ 1.500 e que os comerciários continuem vendendo as mercadorias ainda existentes na loja. Do valor das vendas, retirados os encargos e tributos, será destinado 50% para a empresa, que deve investir na compra de novas mercadorias e 50% para os empregados, sendo creditados diariamente para cada trabalhador. O sindicato ficará responsável pela fiscalização e pelo pagamento dos valores.
Além disso, será elaborado um documento estabelecendo que 30% do valor da parcela da venda de uma fazenda será destinada para pagamento dos salários em atraso e dos créditos trabalhistas. A venda de um outro terreno, já autorizado pela Juíza da Vara de Falência e Recuperação Judicial, irá a leilão no dia 17 de maio. Com o valor arrecadado será realizado o pagamento de todos os créditos trabalhistas dos empregados, inclusive dos pós-recuperação.
De acordo com Saul Saldanha, funcionário da empresa há 13 anos e integrante da comissão que representa os trabalhadores, a expectativa é que agora os pagamentos sejam efetuados. "Estou junto com os meus colegas sentindo na pele as dificuldades. Eu apoio essa decisão".
O diretor do Sindec Porto Alegre, Luis Carlos Barbosa, o diretor do Sindec Canoas, Antenor Federizzi e o advogado do Sindec Porto Alegre, Silvio Ribeiro, esclareceram as dúvidas dos comerciários e reforçaram o apoio das entidades.
Ficou estabelecida uma decisão vinculada. Acho esta decisão é mais tranquila a partir deste comprometimento que os trabalhadores não sofrerão nenhuma perda", destacou Barbosa.
A greve será mantida até que a Manlec determine uma posição referente ao valor aceito na proposta.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.