Comerciários da Manlec aceitam proposta mas mantêm greve
Ligiane Brondani
_MG_1924

A greve será mantida até que a Manlec determine uma posição referente ao valor aceito na proposta.

Em assembleia organizada na sede do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre na manhã desta quarta-feira (13) os comerciários da Manlec Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí e Alvorada, decidiram aceitar a proposta colocada em votação.

O Sindec Porto Alegre e Alvorada propuseram o pagamento de R$ 1.500 e que os comerciários continuem vendendo as mercadorias ainda existentes na loja. Do valor das vendas, retirados os encargos e tributos, será destinado 50% para a empresa, que deve investir na compra de novas mercadorias e 50% para os empregados, sendo creditados diariamente para cada trabalhador. O sindicato ficará responsável pela fiscalização e pelo pagamento dos valores.

Além disso, será elaborado um documento estabelecendo que 30% do valor da parcela da venda de uma fazenda será destinada para pagamento dos salários em atraso e dos créditos trabalhistas. A venda de um outro terreno, já autorizado pela Juíza da Vara de Falência e Recuperação Judicial, irá a leilão no dia 17 de maio. Com o valor arrecadado será realizado o pagamento de todos os créditos trabalhistas dos empregados, inclusive dos pós-recuperação.

De acordo com Saul Saldanha, funcionário da empresa há 13 anos e integrante da comissão que representa os trabalhadores, a expectativa é que agora os pagamentos sejam efetuados. “Estou junto com os meus colegas sentindo na pele as dificuldades. Eu apoio essa decisão”.

O diretor do Sindec Porto Alegre, Luis Carlos Barbosa, o diretor do Sindec Canoas, Antenor Federizzi e o advogado do Sindec Porto Alegre, Silvio Ribeiro, esclareceram as dúvidas dos comerciários e reforçaram o apoio das entidades.

“Ficou estabelecida uma decisão vinculada. Acho esta decisão é mais tranquila a partir deste comprometimento que os trabalhadores não sofrerão nenhuma perda”, destacou Barbosa.