Comerciários da Manlec rejeitam proposta da empresa e mantêm a greve
por Gabriella Oliveira | Assembleia ocorreu na manhã desta quinta-feira (7).
Em assembleia organizada pelo Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre na manhã desta quinta-feira (7) na Manlec da Avenida Assis Brasil em Porto Alegre, os comerciários da unidade e das filiais de Canoas, Cachoeirinha, Gravataí e Alvorada, decidiram por unanimidade, rejeitar a proposta da empresa que há cinco meses não paga os salários.
Para tentar quitar a dívida com os trabalhadores, a Manlec propôs que os mesmos continuem trabalhando e vendam as mercadorias ainda existentes na loja. O valor das vendas, retirados encargos e tributos, seria destinado 50% para a empresa, que investiria na compra de novas mercadorias e 50% para os empregados, sendo creditados diariamente na conta salário de cada trabalhador.
A ex-funcionária Lilian Telles, integrante da comissão que representa os funcionários, disse que a proposta não foi aceita porque não tem garantia. Além disso, os funcionários alegam que desde janeiro as vendas já estavam bastante reduzidas, cenário que seria difícil de reverter agora. "Se eles já não cumpriram outros acordos, quem garante que irão cumprir agora?", questionou.
O diretor do Sindec Porto Alegre, Luis Carlos Barbosa, o diretor do Sindec Canoas, Antenor Federizzi e o advogado do Sindec Alvorada, Dr. Lucas Barbosa, esclareceram as dúvidas dos comerciários e reforçaram o apoio das entidades.
O sindicato não decide pelos funcionários. O nosso papel é orientá-los e apoiá-los e para isso nosso departamento jurídico está em plena disposição e atuando para que possamos chegar a uma resolução favorável para os comerciários", disse Barbosa.
O advogado Sílvio Mauro Ribeiro Jr informou que na semana que vem o sindicato tem uma reunião marcada com a juíza da Vara da Falência para informar a decisão dos funcionários e fazer os encaminhamentos necessários de agora em diante.
Uma nova reunião dos funcionários ficou marcada para a próxima quarta-feira (13/4) às 10h no Sindicato.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.