Comerciários aprovam pauta de reivindicações
Régis Araújo

Os comerciários de Porto Alegre aprovaram por unanimidade, nesta quinta-feira (30/8), em Assembléia Geral, a pauta de reivindicações para a Campanha Salarial 2007/2008. A categoria reivindica a reposição integral da inflação do período (estimada em 4,42% pelo INPC) mais aumento real de 4,5%, que corresponde ao crescimento da economia do Estado (PIB/RS) em 2007.

Houve presença maciça de comerciários, tanto sócios como não associados do Sindec. Além da reivindicação salarial, a campanha prevê cobrança de melhores condições de trabalho, a regulamentação do trabalho dos comerciários em domingos e feriados e a regulamentação da profissão.

As constantes intervenções do Ministério Público com relação à liberdade do sindicato foi amplamente discutida na assembléia. ?As decisões tomadas em Assembléia devem ser soberanas. O Ministério intervém em questões que não são pertinentes a ele, interferindo na autonomia dos sindicatos e sobrepondo-se à determinação da OIT (Organização Internacional dos Trabalhadores)?, afirmou o presidente da entidade, Nilton Neco.

Cumprindo determinação estatutária, a categoria transformou a assembléia em referendaria, assegurando a legitimidade das decisões dos comerciários presentes.