
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
As alterações na contribuição sindical foram colocadas em debate pelos comerciários de Porto Alegre na noite desta quinta-feira (8). Com o auditório da sede lotado, a categoria aprovou, em Assembleia Geral Extraordinária, a concessão de autorização coletiva e o desconto em folha da Contribuição Sindical.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, iniciando após a segunda chamada, marcada para às 19h30, conforme edital de convocação, que foi lido pelo secretário-geral, Clàudio Janta. Em sua manifestação, Neco reforçou a importância de todas as ações empreendidas pelo sindicato e a necessidade de manter a entidade fortalecida para a garantia dos direitos conquistados por todos os trabalhadores e seguir na luta por avanços.
A contribuição sindical deverá ser descontada no mês de março de 2018, na importância correspondente à remuneração de um dia de trabalho, nos termos dos artigos 578, 579, 580 e 582 da nova Consolidação das Leis do Trabalho. As alterações sobre o procedimento de desconto, que deve ser autorizado ou não, de forma coletiva, prévia e expressa pelos trabalhadores, foram estabelecidas a partir da Reforma Trabalhista, sancionada no ano passado.
O grande argumento usado era que a Reforma Trabalhista geraria novos empregos, mas o que a gente viu foi o desemprego seguir aumentando, assim como a precariedade no local de trabalho e a informalidade. É essa realidade que estamos vivendo no nosso país, mesmo com essa reforma, que não veio para melhorar a vida do trabalhador e sim piorar" avaliou Neco.
Também compuseram a mesa os diretores Américo Cordeiro, Clàudio Janta, a advogada Carmen Pinto e o presidente em exercício da Fetracos-RS Dionísio Mazui.
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.