Convocações da categoria dos trabalhadores no comércio.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Comerciários aprovam contribuição sindical em Assembleia Geral
por Régis Araújo | Trabalhadores deliberaram na noite de ontem sobre desconto da contribuição, considerada vital para a manutenção do sindicato.
As alterações na contribuição sindical foram colocadas em debate pelos comerciários de Porto Alegre na noite desta quinta-feira (8). Com o auditório da sede lotado, a categoria aprovou, em Assembleia Geral Extraordinária, a concessão de autorização coletiva e o desconto em folha da Contribuição Sindical.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, iniciando após a segunda chamada, marcada para às 19h30, conforme edital de convocação, que foi lido pelo secretário-geral, Clàudio Janta. Em sua manifestação, Neco reforçou a importância de todas as ações empreendidas pelo sindicato e a necessidade de manter a entidade fortalecida para a garantia dos direitos conquistados por todos os trabalhadores e seguir na luta por avanços.
A contribuição sindical deverá ser descontada no mês de março de 2018, na importância correspondente à remuneração de um dia de trabalho, nos termos dos artigos 578, 579, 580 e 582 da nova Consolidação das Leis do Trabalho. As alterações sobre o procedimento de desconto, que deve ser autorizado ou não, de forma coletiva, prévia e expressa pelos trabalhadores, foram estabelecidas a partir da Reforma Trabalhista, sancionada no ano passado.
O grande argumento usado era que a Reforma Trabalhista geraria novos empregos, mas o que a gente viu foi o desemprego seguir aumentando, assim como a precariedade no local de trabalho e a informalidade. É essa realidade que estamos vivendo no nosso país, mesmo com essa reforma, que não veio para melhorar a vida do trabalhador e sim piorar" avaliou Neco.
Também compuseram a mesa os diretores Américo Cordeiro, Clàudio Janta, a advogada Carmen Pinto e o presidente em exercício da Fetracos-RS Dionísio Mazui.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.