Comerciária descobriu o câncer de mama após exame disponibilizado pelo Sindec
Montagem de fotos de uma mulher. A esquerda com turbante na cabeça. a direita com cabelos a mostra.

Karine superou a etapa mais difícil da doença e segue em acompanhamento médico pelos próximos cinco anos

O dia 22 de dezembro de 2015 é uma data que não sai da memória da comerciária Karine Santos de Oliveira. Foi nesse dia que ela recebeu a confirmação de um câncer de mama, que poria a prova a sua força e coragem para vencer.

Karine já tinha o hábito de fazer o autoexame de toque e, naquele ano, quando o Sindec lançou a campanha do Outubro Rosa , oferecendo mamografia gratuita para comerciárias, ela resolveu realizar o exame também.

“Foi pelo exame feito no sindicato que o médico verificou a existência de um nódulo. Em 15 dias saiu o resultado da biópsia e no dia 8 de janeiro dei início ao tratamento com quimioterapia”, conta.

Um período que a comerciária considera muito marcante. Além do abalo psicológico, a aparência também teve um impacto com a queda dos cabelos e, mesmo estando num momento de pensar em si mesma, ela continuava pondo duas pessoas especiais na vida dela em primeiro lugar.

“Só pensava nos meus filhos, de como eu me sentia triste, pois eles estavam me vendo passar por aquela situação, mas também por eles é que eu tive força pra seguir”,diz Karine ao se referir ao casal de gêmeos, na época com oito anos de idade.

No dia 15 de agosto do ano passado o nódulo foi retirado sem a necessidade da mastectomia (remoção da mama), uma vitória que Karine comemora. Hoje ela ainda segue o acompanhamento médico, com exames periódicos de seis em seis meses pelos próximos cinco anos.

“Decidi não me afastar do meu círculo de amizades e de colegas de trabalho durante esse período, pois achei importante manter esse vínculo e estava certa, pois eles me deram muita força. A mensagem que eu deixo hoje para todas as mulheres é fazerem o autoexame, pois quanto mais precoce a descoberta de um nódulo, maiores são as chances de cura”, aconselha.

Outubro Rosa

Os colaboradores do Sindec e também a categoria comerciária, estão engajados na Campanha pela conscientização da prevenção do Câncer do Mama. Ajude a espalhar a importância do autoexame para prevenir essa doença.