por Jousi Quevedo | Conta de restaurante sobe mais que alimentos e bebidas em 12 meses. Cerveja tem a maior alta.
O brasileiro está pagando cada vez mais caro para comer no restaurante. Nos últimos 12 meses, o custo da alimentação fora de casa aumentou 10,54%. A alta supera a inflação registrada para alimentos e bebidas no período, em geral, que foi de 7,58%.
As maiores altas foram a da cerveja, com aumento de 14,7% nos preços, e do cafezinho, de 11,95%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
As refeições registraram alta acumulada nos 12 meses de 10,41%. Quem recorre ao lanche também está desembolsando mais. De acordo com o IBGE, o preço do lanche subiu 9,2%. A água mineral e o refrigerante tiveram aumento de 10,26%.
Os consumidores de Curitiba foram os que mais sentiram no bolso o aumento na alimentação fora de casa. Em um ano, os preços subiram 14,98%. Porto Alegre apresentou a segunda maior alta, de 13,25%.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.