Casos de mediações de conflitos dos comerciários.

Navegação principal do site

Começam a valer novas regras para transferir crédito

por |
A migração de empréstimos e financiamentos de um banco para outro passa a dispensar uma série de burocracias.

Em prática desde 2006, a transferência de operações de empréstimos e financiamentos para outros bancos ganha novo fôlego a partir de hoje. Uma nova regra pretende desatar nós burocráticos e coibir cobranças irregulares na portabilidade de crédito. A norma proíbe, por exemplo, que bancos obriguem os clientes a pagarem taxas para levar sua dívida para outra instituição que cobre juro mais baixo, ou que condicionem a operação à apresentação de diversos documentos.

— A portabilidade carecia de regras mais claras sobre prazos, custos e procedimentos, o que vinha limitando o crescimento dessas operações — analisa Ione Amorim, economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Com as mudanças, é esperado avanço na transferência de crédito da casa própria, ainda pouco explorado em razão da insegurança dos bancos. Até agora, ainda era incerto, por exemplo, se a migração implicava no fim da alienação do imóvel ou apenas na transferência da dívida.

— Os bancos devem acirrar a disputa por contratos de longo prazo, como de financiamentos imobiliários, o que pode reduzir os juros aos clientes — projeta Maria Inês Dolci, coordenadora da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste).

A nova lei também amplia o poder de barganha dos clientes, observa Ione, uma vez que foi estabelecido prazo de cinco dias para que o banco original ofereça taxa menor para manter o contrato. Ainda que as regras tenham avançado, especialistas recomendam cautela na hora de trocar de credor. Um erro comum é analisar apenas o juro em cada operação, esquecendo-se de calcular o Custo Efetivo Total (CET), que inclui tarifas e seguros, por exemplo.

Outra mudança é que só taxas de juros e de administração podem ser alteradas, baixando o valor da mensalidade paga. O prazo e o valor do financiamento devem continuar os mesmos.

O financiamento da casa própria com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também pode ser transferido de instituição financeira. Nesses casos, o banco que fica com o crédito imobiliário assume a dívida perante o Fundo. Imóveis financiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida, que usam o FGTS, também podem ter sua dívida transferida de banco desde que já tenham sido construídos.

Na prática, as taxas desses financiamentos já são menores que a média do mercado, e diminuir o custo da operação pode ser mais difícil. Os contratos de financiamento em fase de construção continuam de fora da portabilidade.

Em alguns casos, a troca da dívida com imóvel pode não valer a pena. Se as taxas de juros não forem muito inferiores, taxas extras, como gastos com cartório, podem encarecer a operação.

Passo a passo da transferência

Fonte: Zero Hora

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias