
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Em prática desde 2006, a transferência de operações de empréstimos e financiamentos para outros bancos ganha novo fôlego a partir de hoje. Uma nova regra pretende desatar nós burocráticos e coibir cobranças irregulares na portabilidade de crédito. A norma proíbe, por exemplo, que bancos obriguem os clientes a pagarem taxas para levar sua dívida para outra instituição que cobre juro mais baixo, ou que condicionem a operação à apresentação de diversos documentos.
— A portabilidade carecia de regras mais claras sobre prazos, custos e procedimentos, o que vinha limitando o crescimento dessas operações — analisa Ione Amorim, economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Com as mudanças, é esperado avanço na transferência de crédito da casa própria, ainda pouco explorado em razão da insegurança dos bancos. Até agora, ainda era incerto, por exemplo, se a migração implicava no fim da alienação do imóvel ou apenas na transferência da dívida.
— Os bancos devem acirrar a disputa por contratos de longo prazo, como de financiamentos imobiliários, o que pode reduzir os juros aos clientes — projeta Maria Inês Dolci, coordenadora da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste).
A nova lei também amplia o poder de barganha dos clientes, observa Ione, uma vez que foi estabelecido prazo de cinco dias para que o banco original ofereça taxa menor para manter o contrato. Ainda que as regras tenham avançado, especialistas recomendam cautela na hora de trocar de credor. Um erro comum é analisar apenas o juro em cada operação, esquecendo-se de calcular o Custo Efetivo Total (CET), que inclui tarifas e seguros, por exemplo.
Outra mudança é que só taxas de juros e de administração podem ser alteradas, baixando o valor da mensalidade paga. O prazo e o valor do financiamento devem continuar os mesmos.
O financiamento da casa própria com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também pode ser transferido de instituição financeira. Nesses casos, o banco que fica com o crédito imobiliário assume a dívida perante o Fundo. Imóveis financiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida, que usam o FGTS, também podem ter sua dívida transferida de banco desde que já tenham sido construídos.
Na prática, as taxas desses financiamentos já são menores que a média do mercado, e diminuir o custo da operação pode ser mais difícil. Os contratos de financiamento em fase de construção continuam de fora da portabilidade.
Em alguns casos, a troca da dívida com imóvel pode não valer a pena. Se as taxas de juros não forem muito inferiores, taxas extras, como gastos com cartório, podem encarecer a operação.
Passo a passo da transferência
Fonte: Zero Hora
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.