Com queda de 0,75 p.p. na Selic, juros ao consumidor ficam em 108,98% ao ano

Contrariando as expectativas do mercado, o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu, no encontro encerrado nesta quarta-feira (7), por uma redução de 0,75 ponto percentual na Selic, que passa de 10,50% para 9,75% ao ano.

Assim, a taxa média anual cobrada nas operações de crédito ao consumidor fica em 108,98% ao ano (6,34% mensais), segundo dados da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Para as empresas, a taxa média fica, com a redução, em 55,13% ao ano (3,73% mensais).

No bolso

De acordo com a associação, o recuo da Selic traz pouco impacto nos juros praticados ao consumidor, porque existe um deslocamento muito grande entre o juro básico e as taxas efetivamente cobradas, o que provoca uma variação de mais de dez vezes entre as duas pontas.

Fonte: InfoMoney