Área econômica de interesse da categoria.

Navegação principal do site

Com inflação acima da média nacional, IPC-S avança para 1,07% em Porto Alegre

por |
O balanço apontou que quatro dos oito componentes avaliados apresentaram aceleração.

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal de Porto Alegre (IPC-S), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu para 1,07% na 4ª semana de março, a maior dos últimos 12 meses. Divulgado nesta terça-feira (25), o resultado é 0,06 ponto percentual superior ao apresentado na terceira semana do mês, que foi de 1,01%. A média nacional do IPC-S divulgada ontem também avançou, indo para ficou em 0,85%, 0,02 ponto porcentual abaixo do registrado na leitura anterior.

O balanço apontou que quatro dos oito componentes avaliados apresentaram aceleração. Único item acima da média gaúcha, o índice de Alimentação ficou em 2,12%, ganhando força com a inflação do tomate (de 54,50% para 66,82%), da batata inglesa (de 20,21% para 31,89%) e as refeições em bares e restaurantes (de 0,43% para 2,12%).

IPC-S avança em 4 das 7 capitais

O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal subiu em quatro das sete capitais pesquisadas na última quadrissemana de março em relação à terceira leitura do mês.

Por região, o IPC-S apresentou decréscimo na taxa de variação de preços em Salvador (de 0,56% para 0,55%), Belo Horizonte (de 0,68% para 0,63%) e no Rio de Janeiro (de 1,07% para 0,97%). O IPC-S subiu, além de Porto Alegre, em Brasília (de 0,73% para 0,97%), no Recife (de 0,15% para 0,34%) e em São Paulo (de 0,88% para 0,89%). As informações são em conjunto com a Agência Estado.

Fonte: Jornal do Comércio

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Carregando as notícias