
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
O segundo dia de debates do Ciclo de Palestras sobre Formação Sindical e Política da Fetracos-RS começou com a palestra do vereador de Porto Alegre e líder da Força Sindical-RS e Solidariedade-RS, Clàudio Janta, falando sobre o protagonismo dos novos partidos políticos no ano eleitoral de 2014.
Janta explicou que a criação do Solidariedade se deu pelo fato de que nenhum partido político existente tinha uma linha reta na defesa dos direitos dos trabalhadores.
Os partidos perderam a identidade porque os políticos tomaram conta do partido, deixando de lado as bandeiras dos trabalhadores e da sociedade. O Solidariedade é um partido que nasce para resgatar os direitos dessa categoria", disse.
O Solidariedade já tem em sua composição 24 Deputados Federais, que conforme o vereador Janta, sabem que para ingressar no Solidariedade tem que estar engajados na luta pelos direitos do trabalhador. Além disso o partido conta com um senador, 81 deputados estaduais, 205 prefeitos e 1561 vereadores.
O líder do Solidariedade-RS também falou da sua atuação como vereador de Porto Alegre. "A gente tem feito muito pelos trabalhadores na câmara de vereadores, nosso poder é incalculável. 11 meses atrás eu disse que a nossa maior luta era pelos postos de saúde 24h e conseguimos aprovar 8 milhões no plano plurianual, e para o ano que vem aprovamos 16 postos de saúde abertos até as 22h em fase experimental.", relatou.
Após os questionamentos do público, o Presidente em exercício da Federação, Dionisio Mazui, fez suas considerações finais agradecendo ao vereador Janta pela palestra.
Foi muito importante principalmente para esclarecer e até mesmo criar questionamentos entre os nossos companheiros, pois essas dúvidas nos impulsionam a ir em busca de respostas que possam fazer com que criemos uma consciência política", concluiu.
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.