
Orçamento para 2026 é aprovado em assembleia pela categoria
Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O segundo dia de debates do Ciclo de Palestras sobre Formação Sindical e Política da Fetracos-RS começou com a palestra do vereador de Porto Alegre e líder da Força Sindical-RS e Solidariedade-RS, Clàudio Janta, falando sobre o protagonismo dos novos partidos políticos no ano eleitoral de 2014.
Janta explicou que a criação do Solidariedade se deu pelo fato de que nenhum partido político existente tinha uma linha reta na defesa dos direitos dos trabalhadores.
Os partidos perderam a identidade porque os políticos tomaram conta do partido, deixando de lado as bandeiras dos trabalhadores e da sociedade. O Solidariedade é um partido que nasce para resgatar os direitos dessa categoria", disse.
O Solidariedade já tem em sua composição 24 Deputados Federais, que conforme o vereador Janta, sabem que para ingressar no Solidariedade tem que estar engajados na luta pelos direitos do trabalhador. Além disso o partido conta com um senador, 81 deputados estaduais, 205 prefeitos e 1561 vereadores.
O líder do Solidariedade-RS também falou da sua atuação como vereador de Porto Alegre. "A gente tem feito muito pelos trabalhadores na câmara de vereadores, nosso poder é incalculável. 11 meses atrás eu disse que a nossa maior luta era pelos postos de saúde 24h e conseguimos aprovar 8 milhões no plano plurianual, e para o ano que vem aprovamos 16 postos de saúde abertos até as 22h em fase experimental.", relatou.
Após os questionamentos do público, o Presidente em exercício da Federação, Dionisio Mazui, fez suas considerações finais agradecendo ao vereador Janta pela palestra.
Foi muito importante principalmente para esclarecer e até mesmo criar questionamentos entre os nossos companheiros, pois essas dúvidas nos impulsionam a ir em busca de respostas que possam fazer com que criemos uma consciência política", concluiu.

Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.