Clàudio Janta palestra sobre o protagonismo dos novos partidos políticos

O debate ocorreu inserido na programação do Ciclo de Palestras da Federação dos Comerciários do RS.

O segundo dia de debates do Ciclo de Palestras sobre Formação Sindical e Política da Fetracos-RS começou com a palestra do vereador de Porto Alegre e líder da Força Sindical-RS e Solidariedade-RS, Clàudio Janta, falando sobre o protagonismo dos novos partidos políticos no ano eleitoral de 2014.

Janta explicou que a criação do Solidariedade se deu pelo fato de que nenhum partido político existente tinha uma linha reta na defesa dos direitos dos trabalhadores.

“Os partidos perderam a identidade porque os políticos tomaram conta do partido, deixando de lado as bandeiras dos trabalhadores e da sociedade. O Solidariedade é um partido que nasce para resgatar os direitos dessa categoria”, disse.

O Solidariedade já tem em sua composição 24 Deputados Federais, que conforme o  vereador Janta, sabem que para ingressar no Solidariedade tem que estar engajados na luta pelos direitos do trabalhador. Além disso o partido conta com um senador, 81 deputados estaduais, 205 prefeitos e 1561 vereadores.

O líder do Solidariedade-RS também falou da sua atuação como vereador de Porto Alegre. “A gente tem feito muito pelos trabalhadores na câmara de vereadores, nosso poder é incalculável. 11 meses atrás eu disse que a nossa maior luta era pelos postos de saúde 24h e conseguimos aprovar 8 milhões no plano plurianual, e para o ano que vem aprovamos 16 postos de saúde abertos até as 22h em fase experimental.”, relatou.

Após os questionamentos do público, o Presidente em exercício da Federação, Dionisio Mazui, fez suas considerações finais agradecendo ao vereador Janta pela palestra.

“Foi muito importante principalmente para esclarecer e até mesmo criar questionamentos entre os nossos companheiros, pois essas dúvidas nos impulsionam a ir em busca de respostas que possam fazer com que criemos uma consciência política”, concluiu.