Chegaram 30 mil doses da vacina
Régis Araújo

O Rio Grande do Sul recebeu ontem do Ministério da Saúde 30 mil doses da vacina contra a febre amarela. Segundo a assessoria da Secretaria Estadual da Saúde, as doses estão sendo repassadas aos municípios.

O Rio Grande do Sul recebeu ontem do Ministério da Saúde 30 mil doses da vacina contra a febre amarela. Segundo a assessoria da Secretaria Estadual da Saúde, as doses estão sendo repassadas aos municípios, incluindo Canoas, na região Metropolitana, e novo lote chegará ao Estado na semana que vem.

O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, pede que só as pessoas que viajarem para áreas de risco busquem a imunização. No caso do RS, a região de risco é a Noroeste. Por isso, a secretaria está intensificando a vacinação em 52 municípios da região onde há circulação viral da febre amarela em macacos (bugios). A secretaria desenvolve campanhas de vacinação na região Noroeste desde 2001. "A idéia é vacinar crianças com menos de 9 meses e todas as pessoas que ainda não foram imunizadas", reforçou Terra.

A vacina tem validade por dez anos. O secretário alertou que todas as pessoas que pretendam viajar para as zonas endêmicas devem receber a vacina, no mínimo dez dias antes da partida. Na Capital, a imunização está disponível no Aeroporto Internacional Salgado Filho, Posto de Saúde Modelo e unidades de saúde da Tristeza e da Vila IAPI.

Voltar pro topo