
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

A ação, que foi realizada de forma virtual em razão da pandemia da Covid-19, confirmou a inscrição de chapa única "Unir para Vencer" liderada pelo atual presidente, Nilton Neco.
A chapa 1, foi inscrita no dia 25 de agosto, às 18h e 54min e, conforme a secretaria eleitoral, obedeceu a todos os critérios, registrando a totalidade dos candidatos. São 48 membros, todos com vínculo legal no comércio exigido pelo estatuto. Nesta sexta-feira (4), o edital de encerramento com a nominata completa foi publicado no Jornal do Comércio e no Correio do Povo.
Membro da Comissão Eleitoral, Dionísio Mazuí, que é Presidente em exercício da Fetracos-RS, salientou a transparência do processo. "Cumprimos o processo dentro das normas legais e de acordo com o que nos oportuniza a legislação em vigor e as novidades em tempos de pandemia, nos valendo de uma nova ferramenta, mas de extrema importância para atingir o objetivo, que é de fazer com que o processo seja aberto e que todos os comerciários possam participar", salientou.
Confira todos os membros da Comissão Eleitoral e de Julgamento
Encerrando o ato, houve a manifestação do dirigente Luiz Carlos Motta, Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, que será o apurador das eleições do Sindec-POA.
Agradeço ao Sindec-POA pela honra em participar dessa eleição. Fico feliz em saber que tem uma chapa e, ao contrário do que se pensa, é muito mais difícil de agregar em uma única chapa dirigentes combativos como no Sindec. Parabenizo a entidade por ter diretores congregados dessa maneiras pelo bem da categoria. Temos muitos desafios pela frente e a unidade dos comerciários do Brasil é muito importante. O Sindec tem um papel fundamental nessa construção, já conheço o Neco pelo trabalho e dedicação, tenho certeza que quem ganha são os comerciários de Porto Alegre", concluiu.
A eleição ocorre nos dias 28, 29 e 30 de setembro. A votação será virtual, através do site: https://eleicoes.sindec.org.br/

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).