Convocações da categoria dos trabalhadores no comércio.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Chapa 1, “Unir para Vencer”, concorre às eleições do Sindec-POA
por Régis Araújo | Na noite da última quinta-feira (3) ocorreu o ato de encerramento de inscrições de chapas para as eleições do Sindec-POA.
A ação, que foi realizada de forma virtual em razão da pandemia da Covid-19, confirmou a inscrição de chapa única "Unir para Vencer" liderada pelo atual presidente, Nilton Neco.
A chapa 1, foi inscrita no dia 25 de agosto, às 18h e 54min e, conforme a secretaria eleitoral, obedeceu a todos os critérios, registrando a totalidade dos candidatos. São 48 membros, todos com vínculo legal no comércio exigido pelo estatuto. Nesta sexta-feira (4), o edital de encerramento com a nominata completa foi publicado no Jornal do Comércio e no Correio do Povo.
Membro da Comissão Eleitoral, Dionísio Mazuí, que é Presidente em exercício da Fetracos-RS, salientou a transparência do processo. "Cumprimos o processo dentro das normas legais e de acordo com o que nos oportuniza a legislação em vigor e as novidades em tempos de pandemia, nos valendo de uma nova ferramenta, mas de extrema importância para atingir o objetivo, que é de fazer com que o processo seja aberto e que todos os comerciários possam participar", salientou.
Encerrando o ato, houve a manifestação do dirigente Luiz Carlos Motta, Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, que será o apurador das eleições do Sindec-POA.
Agradeço ao Sindec-POA pela honra em participar dessa eleição. Fico feliz em saber que tem uma chapa e, ao contrário do que se pensa, é muito mais difícil de agregar em uma única chapa dirigentes combativos como no Sindec. Parabenizo a entidade por ter diretores congregados dessa maneiras pelo bem da categoria. Temos muitos desafios pela frente e a unidade dos comerciários do Brasil é muito importante. O Sindec tem um papel fundamental nessa construção, já conheço o Neco pelo trabalho e dedicação, tenho certeza que quem ganha são os comerciários de Porto Alegre", concluiu.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.