Chá dos aposentados e aposentadas do Sindec tem sábado de confraternização e reencontro
por Jousi Quevedo | O Tradicional Chá dos Aposentados e Aposentadas que acontece todos os anos na sede Zona Sul reuniu bom número de sócios no dia 8/9/2012.
A tarde do sábado do dia 8 de setembro contou com a realização do Chá dos Aposentados e Aposentadas do Sindec na sede Zona Sul, em Ipanema. Os convidados compareceram em bom número e levaram amigos e familiares para confraternizar numa tarde de quitutes, teatro, reencontro, diálogo e amizades.
O diretor Luiz Carlos Barbosa saudou a todos e todas e destacou em sua palavra a importância da presença dos sócios nas atividades do sindicato, especialmente quando é uma ação especial e tradicional como o Chá. O diretor também falou das bandeiras de luta da categoria, que batalha por direitos fundamentais para que a melhor idade tenha uma vida digna após a aposentadoria.
Segundo o sindicalista, uma destas lutas encampadas pelo Sindec em consonância com demais entidades sindicais é a luta pelo Fim do Fator Previdenciário que prejudica os trabalhadores que contribuíram a vida toda com a Previdência, além da luta pelo reajuste digno para os trabalhadores aposentados que recebem mais de um salário mínimo e a questão do Trabalho Decente, que envolve Transporte, Moradia, Educação, Acesso à Cultura e à Saúde, entre outros aspectos da vida. Muitos comerciários e comerciárias aposentados se enquadram nesta situação e estão alertas sobre os movimentos do governo federal na garantia de seus direitos.
Falaram também em recepção aos convidados a diretora Hilza Loureiro; o diretor João Polippo; a diretora Sandra Medeiros; o diretor Leandro Aécio; e a produtora Silvia Duarte.
Para animar a tarde, dois artistas apresentaram um show, trazendo números artísticos, números de dublagem e recreação. A aprovação dos presentes se deu pelas palmas que foram fortes e alegres.
A tarde também contou com o reencontro de amigos de longa data, muitos aposentados e aposentadas que não se viam e aproveitaram o sábado ensolarado para um passeio até a Zona Sul. Além de prestigiar o chá, muitos levaram os familiares, filhos, sobrinhos e netos para a festa.
O diretor geral do Sindec licenciado, Clàudio Janta, passou pelo local e manifestou seu carinho pela categoria. Destacou em sua mensagem aos aposentados a importância de lutar pela saúde e a qualidade de vida de todos.
Muitos convidados não perdem nenhuma edição do Chá e este ano não foi diferente. Caso da comerciária aposentada Leni Santos (foto interna), que é sócia do sindicato há 62 anos. "Participo do Sindec em suas celebrações, vou ao departamento médico e estou sempre lá, seja no dentista ou na secretaria. Agora que sou aposentada, estou sempre no sindicato. Me associei quando estava começando a trabalhar e participava quando dava tempo", afirmou dona Leni.
A distribuição de brindes foi outro ponto alto da festa. O comerciário aposentado João Schmidt recebeu um mimo. "Fiquei muito feliz, faziam horas que não ganhava um brinde", brincou.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.