Chá dos aposentados e aposentadas do Sindec tem sábado de confraternização e reencontro
por Jousi Quevedo | O Tradicional Chá dos Aposentados e Aposentadas que acontece todos os anos na sede Zona Sul reuniu bom número de sócios no dia 8/9/2012.
A tarde do sábado do dia 8 de setembro contou com a realização do Chá dos Aposentados e Aposentadas do Sindec na sede Zona Sul, em Ipanema. Os convidados compareceram em bom número e levaram amigos e familiares para confraternizar numa tarde de quitutes, teatro, reencontro, diálogo e amizades.
O diretor Luiz Carlos Barbosa saudou a todos e todas e destacou em sua palavra a importância da presença dos sócios nas atividades do sindicato, especialmente quando é uma ação especial e tradicional como o Chá. O diretor também falou das bandeiras de luta da categoria, que batalha por direitos fundamentais para que a melhor idade tenha uma vida digna após a aposentadoria.
Segundo o sindicalista, uma destas lutas encampadas pelo Sindec em consonância com demais entidades sindicais é a luta pelo Fim do Fator Previdenciário que prejudica os trabalhadores que contribuíram a vida toda com a Previdência, além da luta pelo reajuste digno para os trabalhadores aposentados que recebem mais de um salário mínimo e a questão do Trabalho Decente, que envolve Transporte, Moradia, Educação, Acesso à Cultura e à Saúde, entre outros aspectos da vida. Muitos comerciários e comerciárias aposentados se enquadram nesta situação e estão alertas sobre os movimentos do governo federal na garantia de seus direitos.
Falaram também em recepção aos convidados a diretora Hilza Loureiro; o diretor João Polippo; a diretora Sandra Medeiros; o diretor Leandro Aécio; e a produtora Silvia Duarte.
Para animar a tarde, dois artistas apresentaram um show, trazendo números artísticos, números de dublagem e recreação. A aprovação dos presentes se deu pelas palmas que foram fortes e alegres.
A tarde também contou com o reencontro de amigos de longa data, muitos aposentados e aposentadas que não se viam e aproveitaram o sábado ensolarado para um passeio até a Zona Sul. Além de prestigiar o chá, muitos levaram os familiares, filhos, sobrinhos e netos para a festa.
O diretor geral do Sindec licenciado, Clàudio Janta, passou pelo local e manifestou seu carinho pela categoria. Destacou em sua mensagem aos aposentados a importância de lutar pela saúde e a qualidade de vida de todos.
Muitos convidados não perdem nenhuma edição do Chá e este ano não foi diferente. Caso da comerciária aposentada Leni Santos (foto interna), que é sócia do sindicato há 62 anos. "Participo do Sindec em suas celebrações, vou ao departamento médico e estou sempre lá, seja no dentista ou na secretaria. Agora que sou aposentada, estou sempre no sindicato. Me associei quando estava começando a trabalhar e participava quando dava tempo", afirmou dona Leni.
A distribuição de brindes foi outro ponto alto da festa. O comerciário aposentado João Schmidt recebeu um mimo. "Fiquei muito feliz, faziam horas que não ganhava um brinde", brincou.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.