
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) começou, em janeiro deste mês, a notificar, por meio de correspondências, os trabalhadores com direito a receber o abono salarial PIS/PASEP, mas que ainda não realizaram o saque do benefício. O ministério alerta os trabalhadores com esse perfil a retirarem o abono, que equivale a R$ 678, em agências da Caixa, no caso do PIS, ou do Banco do Brasil, se for o PASEP. Pode retirar o benefício quem trabalhou com vinculo empregatício por pelo menos 30 dias no ano anterior, recebendo, em média, até dois salários mínimos. Até agora, segundo o balanço do MTE, aproximadamente 1,9 milhão de trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial, exercício 2012/2013.
Responsável pela política de pagamento do benefício, o MTE detalha que 18,8 milhões de trabalhadores já receberam o benefício. Ao todo, R$ 11,5 bilhões em recursos provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) foram gastos com o pagamento do benefício. A região Sudeste concentra o maior número de trabalhadores que ainda não sacaram o benefício (983.732), seguido pelo Sul (319.267), Nordeste (281.928), Centro-Oeste e Norte (133.235).
Para retirar o benefício, é necessário estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) há pelo menos cinco anos, ou seja, no mínimo, desde 2007. Além disso, a relação empregatícia deve ter sido informada corretamente pelo empregador junto à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Trabalhadores inscritos no PIS, que tiverem Cartão Cidadão com senha cadastrada, também podem fazer o saque em Lotéricas, Caixa auto-atendimento e postos do Caixa Aqui. Os inscritos devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou PASEP.
Os trabalhadores têm até o dia 28 de junho deste ano para retirar o abono salarial. Se perderem o prazo, também perderão o benefício.
Fonte: Correio Braziliense
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.