Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.

Navegação principal do site

Cerca de 1,9 milhão de pessoas ainda não sacaram o abono salarial

por |
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) começou, em janeiro deste mês, a notificar, por meio de correspondências, os trabalhado.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) começou, em janeiro deste mês, a notificar, por meio de correspondências, os trabalhadores com direito a receber o abono salarial PIS/PASEP, mas que ainda não realizaram o saque do benefício. O ministério alerta os trabalhadores com esse perfil a retirarem o abono, que equivale a R$ 678, em agências da Caixa, no caso do PIS, ou do Banco do Brasil, se for o PASEP. Pode retirar o benefício quem trabalhou com vinculo empregatício por pelo menos 30 dias no ano anterior, recebendo, em média, até dois salários mínimos. Até agora, segundo o balanço do MTE, aproximadamente 1,9 milhão de trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial, exercício 2012/2013.

Responsável pela política de pagamento do benefício, o MTE detalha que 18,8 milhões de trabalhadores já receberam o benefício. Ao todo, R$ 11,5 bilhões em recursos provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) foram gastos com o pagamento do benefício. A região Sudeste concentra o maior número de trabalhadores que ainda não sacaram o benefício (983.732), seguido pelo Sul (319.267), Nordeste (281.928), Centro-Oeste e Norte (133.235).

Para retirar o benefício, é necessário estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) há pelo menos cinco anos, ou seja, no mínimo, desde 2007. Além disso, a relação empregatícia deve ter sido informada corretamente pelo empregador junto à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Trabalhadores inscritos no PIS, que tiverem Cartão Cidadão com senha cadastrada, também podem fazer o saque em Lotéricas, Caixa auto-atendimento e postos do Caixa Aqui. Os inscritos devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou PASEP.

Os trabalhadores têm até o dia 28 de junho deste ano para retirar o abono salarial. Se perderem o prazo, também perderão o benefício.

Fonte: Correio Braziliense

Notícias

Prestação de contas é aprovada em Assembleia pela categoria

Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.

Sindec-POA completa 93 anos em julho

Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.

A Luta Pela Redução da Jornada de Trabalho Precisa Ser Realista e Viável

Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.

Carregando as notícias