Central participa de importante ação sindical no G20 ; Presidente do Sindec integra comitiva
por Jousi Quevedo | Participam do G20 integrando a delegação da CSI representando a Força Sindical: Nilton Souza da Silva, Secretário de Relações Internacionais da Forca Sindical, e Ortélio Palacio Cuesta, assessor para Assuntos Internacionais da Força Sindical.
Encerrados os trabalhos do G20 (Governos), L20 (Trabalhadores) e B20 (Empresários) em Los Cabos, México, o movimento sindical internacional avalia como positiva a atuação e ações desenvolvidas pelos representantes dos traballhadores durante as atividades em Los Cabos.
O encontro do L20 grupo dos trabalhadores, liderados pela Confederação Sindical Internacional (CSI), contou com a participação de lideranças sindicais, e a presença da diretora Gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), a vice-diretora do Banco Mundial (BM), a ministra do trabalho do México e o diretor da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Além disso, os dirigentes sindicais tiveram audiências com a primeira ministra da Alemanha e a presidente da Argentina, e outros líderes mundiais presentes no G2O em los Cabos.
Durante os encontros, os sindicalistas reivindicaram a inclusão social, o trabalho decente, o emprego para jovens, a importância da taxa para as transações financeiras e o fim da política econômica ortodoxa que vem ganhando força na Europa e outras partes do mundo como estratégia de enfrentamento à crise econômica internacional.
Não podemos concordar com a tese dos conservadores que insistem em aprofundar as medidas de austeridade como forma de sair da crise. Essas receitas estão na contramão da história e já foram aplicadas no passado sem resultados satisfatórios para a sociedade. Temos de buscar novos caminhos a partir das novas experiências nos países em desenvolvimentos", disse Nilton Souza da Silva, o Neco, Secretário de Relações Internacionais da Forca Sindical. "É muito importante olharmos para o emprego, a distribuição de renda e a justiça social", completou Neco.
Para Sharan Burrow, Secretária Geral da CSI, há uma grande contradição dos economistas ortodoxos, pois dizem que as medidas de austeridade são para estimular o crescimento, mas na prática o que verificamos é o encolhimento da economia dos paises e o empobrecimento da população. "Temos de estar vigilantes e atuantes para influenciar nas mudanças em defesa dos trabalhadores, do crescimento sustentável e melhores condições de vida para a sociedade", disse, Sharam.
A diretora gerente do FMI falou sobre as mudanças da instituição nos últimas anos, da complexidade e problemas encontrados para dar respota a crises, inclusive das divergências internas entre os atores e intereses envolvidos no processo da economia global. "Estamos fazendo esforços e considero muito importante o diálogo com os trabalhadores e atores sociais, é um novo enfoque da instituiçãoo e sinto-me comprometida com isso, apesar das nossas limitações, disse a presidente do FMI, Christine Lagarde.
O FMI e o BM parecem concordar com a taxa sobre as transações financeiras, porém com um enfoque diferente, ou seja, consideram que uma taxa sobre as transações financeiras não pode ir para o orçamento geral do Fundo ou dos países, e sim pra uma conta específica e que sirva para apoiar o crescimento a partir de estudos nacionais, regionais e globais.
Participam do G20 integrando a delegação da CSI representando a Força Sindical: Nilton Souza da Silva, Secretário de Relações Internacionais da Forca Sindical, e Ortélio Palacio Cuesta, assessor para Assuntos Internacionais da Força Sindical.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.