Central mobiliza trabalhadores em ato pelo fim do Fator Previdenciário
Gabriella Oliveira

Sindec-POA integrou o ato "O Brasil contra o Fator".

Porto Alegre, mais uma vez, esteve mobilizado com as categorias de trabalhadores no dia 12 de novembro, quando aconteceu o ato “O Brasil contra o Fator!”. A mobilização, organizada pelas Centrais Sindicais, concentrou-se no terminal do trem, próximo ao Mercado Público.

Diversos trabalhadores estiveram no local com bandeiras em punho, faixas e cartaz que demonstravam a insatisfação com a aplicação dos cálculos para a aposentadoria. Atualmente, o cálculo é associado à revisão anula feita pelo IBGE sobre a expectativa de vida dos brasileiros, o que tem provocado aumento contínuo da idade mínima necessária para obter o valor integral das aposentadorias e provoca redução no valor dos benefícios em até 50%.

A Força Sindical-RS, através dos diretores Claudio Correa e Marcelo Furtado, diretores também do Sindec-POA, juntamente dos demais sindicatos filiados, marcou presença na mobilização.

Furtado afirmou que essa luta de categorias é importante para dar fim a esse instrumento que acaba com a garantia dos direitos dos trabalhadores, pois os mesmo se aposentam com menos de 30% de seus salários.

A mobilização aconteceu até a sede da Previdência Social de Porto Alegre, onde os sindicalistas entregaram o documento ao gerente-executivo da Previdência Social, Haidson Brizola da Silva, que se comprometeu a encaminhar ao Ministro Garibaldi Alves Filho.

A carta contém as principais propostas da mobilização e a reafirmação de que a classe trabalhadora quer avançar ainda mais nas mudanças e participar efetivamente da elaboração e execução de um verdadeiro projeto de desenvolvimento nacional.

O diretor da Central no Estado, Claudio Correa, anunciou que uma nova manifestação está marcada para o dia 26 de novembro, em Brasília, na mesma data da reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom).