Central mobiliza trabalhadores em ato pelo fim do Fator Previdenciário
por Gabriella Oliveira | Sindec-POA integrou o ato "O Brasil contra o Fator".
Porto Alegre, mais uma vez, esteve mobilizado com as categorias de trabalhadores no dia 12 de novembro, quando aconteceu o ato "O Brasil contra o Fator!". A mobilização, organizada pelas Centrais Sindicais, concentrou-se no terminal do trem, próximo ao Mercado Público.
Diversos trabalhadores estiveram no local com bandeiras em punho, faixas e cartaz que demonstravam a insatisfação com a aplicação dos cálculos para a aposentadoria. Atualmente, o cálculo é associado à revisão anula feita pelo IBGE sobre a expectativa de vida dos brasileiros, o que tem provocado aumento contínuo da idade mínima necessária para obter o valor integral das aposentadorias e provoca redução no valor dos benefícios em até 50%.
A Força Sindical-RS, através dos diretores Claudio Correa e Marcelo Furtado, diretores também do Sindec-POA, juntamente dos demais sindicatos filiados, marcou presença na mobilização.
Furtado afirmou que essa luta de categorias é importante para dar fim a esse instrumento que acaba com a garantia dos direitos dos trabalhadores, pois os mesmo se aposentam com menos de 30% de seus salários.
A mobilização aconteceu até a sede da Previdência Social de Porto Alegre, onde os sindicalistas entregaram o documento ao gerente-executivo da Previdência Social, Haidson Brizola da Silva, que se comprometeu a encaminhar ao Ministro Garibaldi Alves Filho.
A carta contém as principais propostas da mobilização e a reafirmação de que a classe trabalhadora quer avançar ainda mais nas mudanças e participar efetivamente da elaboração e execução de um verdadeiro projeto de desenvolvimento nacional.
O diretor da Central no Estado, Claudio Correa, anunciou que uma nova manifestação está marcada para o dia 26 de novembro, em Brasília, na mesma data da reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom).
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.