Mundo sindical.

Navegação principal do site

Centrais Sindicais protestam no "Dia Nacional de Luta"

por |
Pessoas num caminhão com uma faixa.
Sindec-POA integrou a manifestação.

O "Dia Nacional de Luta" foi marcado em Porto Alegre com um grande ato realizado pela Força Sindical-RS, CTB, UGT, CUT, Nova Central e movimento estudantil, em frente à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, na manhã desta terça-feira (16).

As centrais sindicais se uniram à mobilização nacional de entidades representativas dos trabalhadores para protestar contra as patronais, oferecendo resistência ao avanço dos projetos de flexibilização das leis trabalhistas e de mudanças na Previdência Social.

Desde as 7h, trabalhadores e sindicalistas de diversas categorias ligados à Central começaram a se concentrar em frente à Fiergs. Com bandeiras e faixas, os dirigentes reforçaram a unidade das Centrais em defesa da classe trabalhadora.

A Fiergs é uma federação que já está sinalizando que quer a modernização da CLT, com parcelamento de férias, 13º, etc; e as Centrais estão unidas para dizer que não toleram que mexam nos direitos trabalhistas. Nós vamos pra rua, quantas vezes for preciso, para exigir a garantia dos nossos direitos. Queremos sim que o governo reveja nossa pauta e que ela sirva para dar um norte para tirar o Brasil da crise, mas não retirando direitos, e sim fazendo investimento e baixando juros", argumentou o Presidente em exercício da Força Sindical-RS e diretor do Sindec-POA, Marcelo Furtado.

Representando a Federação dos Comerciários da Força Sindical-RS, o diretor Cláudio Correa também se manifestou. "Nós não somos massa de manobra de nenhum partido político, somos defensores dos trabalhadores e aqueles que estiverem contra os trabalhadores, com projetos de retiradas de direitos, estarão contra nós", enfatizou.

As cinco centrais gaúchas estão em consenso e assinaram o manifesto único, construído nacionalmente, em defesa de emprego e garantia de direitos.

Notícias

A Luta Pela Redução da Jornada de Trabalho Precisa Ser Realista e Viável

Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Carregando as notícias