Mundo sindical.

Navegação principal do site

Centrais Sindicais protestam no "Dia Nacional de Luta"

por |
Pessoas num caminhão com uma faixa.
Sindec-POA integrou a manifestação.

O "Dia Nacional de Luta" foi marcado em Porto Alegre com um grande ato realizado pela Força Sindical-RS, CTB, UGT, CUT, Nova Central e movimento estudantil, em frente à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, na manhã desta terça-feira (16).

As centrais sindicais se uniram à mobilização nacional de entidades representativas dos trabalhadores para protestar contra as patronais, oferecendo resistência ao avanço dos projetos de flexibilização das leis trabalhistas e de mudanças na Previdência Social.

Desde as 7h, trabalhadores e sindicalistas de diversas categorias ligados à Central começaram a se concentrar em frente à Fiergs. Com bandeiras e faixas, os dirigentes reforçaram a unidade das Centrais em defesa da classe trabalhadora.

A Fiergs é uma federação que já está sinalizando que quer a modernização da CLT, com parcelamento de férias, 13º, etc; e as Centrais estão unidas para dizer que não toleram que mexam nos direitos trabalhistas. Nós vamos pra rua, quantas vezes for preciso, para exigir a garantia dos nossos direitos. Queremos sim que o governo reveja nossa pauta e que ela sirva para dar um norte para tirar o Brasil da crise, mas não retirando direitos, e sim fazendo investimento e baixando juros", argumentou o Presidente em exercício da Força Sindical-RS e diretor do Sindec-POA, Marcelo Furtado.

Representando a Federação dos Comerciários da Força Sindical-RS, o diretor Cláudio Correa também se manifestou. "Nós não somos massa de manobra de nenhum partido político, somos defensores dos trabalhadores e aqueles que estiverem contra os trabalhadores, com projetos de retiradas de direitos, estarão contra nós", enfatizou.

As cinco centrais gaúchas estão em consenso e assinaram o manifesto único, construído nacionalmente, em defesa de emprego e garantia de direitos.

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias