Centrais Sindicais protestam no "Dia Nacional de Luta"
Gabriella Oliveira
Pessoas num caminhão com uma faixa.

Sindec-POA integrou a manifestação

O “Dia Nacional de Luta” foi marcado em Porto Alegre com um grande ato realizado pela Força Sindical-RS, CTB, UGT, CUT, Nova Central e movimento estudantil, em frente à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, na manhã desta terça-feira (16).

As centrais sindicais se uniram à mobilização nacional de entidades representativas dos trabalhadores para protestar contra as patronais, oferecendo resistência ao avanço dos projetos de flexibilização das leis trabalhistas e de mudanças na Previdência Social.

Desde as 7h, trabalhadores e sindicalistas de diversas categorias ligados à Central começaram a se concentrar em frente à Fiergs. Com bandeiras e faixas, os dirigentes reforçaram a unidade das Centrais em defesa da classe trabalhadora.

“A Fiergs é uma federação que já está sinalizando que quer a modernização da CLT, com parcelamento de férias, 13º, etc; e as Centrais estão unidas para dizer que não toleram que mexam nos direitos trabalhistas. Nós vamos pra rua, quantas vezes for preciso, para exigir a garantia dos nossos direitos. Queremos sim que o governo reveja nossa pauta e que ela sirva para dar um norte para tirar o Brasil da crise, mas não retirando direitos, e sim fazendo investimento e baixando juros”, argumentou o Presidente em exercício da Força Sindical-RS e diretor do Sindec-POA, Marcelo Furtado.

Representando a Federação dos Comerciários da Força Sindical-RS, o diretor Cláudio Correa também se manifestou. “Nós não somos massa de manobra de nenhum partido político, somos defensores dos trabalhadores e aqueles que estiverem contra os trabalhadores, com projetos de retiradas de direitos, estarão contra nós”, enfatizou.

As cinco centrais gaúchas estão em consenso e assinaram o manifesto único, construído nacionalmente, em defesa de emprego e garantia de direitos.