Centrais Sindicais protestam no "Dia Nacional de Luta"
por Gabriella Oliveira | Sindec-POA integrou a manifestação.
O "Dia Nacional de Luta" foi marcado em Porto Alegre com um grande ato realizado pela Força Sindical-RS, CTB, UGT, CUT, Nova Central e movimento estudantil, em frente à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, na manhã desta terça-feira (16).
As centrais sindicais se uniram à mobilização nacional de entidades representativas dos trabalhadores para protestar contra as patronais, oferecendo resistência ao avanço dos projetos de flexibilização das leis trabalhistas e de mudanças na Previdência Social.
Desde as 7h, trabalhadores e sindicalistas de diversas categorias ligados à Central começaram a se concentrar em frente à Fiergs. Com bandeiras e faixas, os dirigentes reforçaram a unidade das Centrais em defesa da classe trabalhadora.
A Fiergs é uma federação que já está sinalizando que quer a modernização da CLT, com parcelamento de férias, 13º, etc; e as Centrais estão unidas para dizer que não toleram que mexam nos direitos trabalhistas. Nós vamos pra rua, quantas vezes for preciso, para exigir a garantia dos nossos direitos. Queremos sim que o governo reveja nossa pauta e que ela sirva para dar um norte para tirar o Brasil da crise, mas não retirando direitos, e sim fazendo investimento e baixando juros", argumentou o Presidente em exercício da Força Sindical-RS e diretor do Sindec-POA, Marcelo Furtado.
Representando a Federação dos Comerciários da Força Sindical-RS, o diretor Cláudio Correa também se manifestou. "Nós não somos massa de manobra de nenhum partido político, somos defensores dos trabalhadores e aqueles que estiverem contra os trabalhadores, com projetos de retiradas de direitos, estarão contra nós", enfatizou.
As cinco centrais gaúchas estão em consenso e assinaram o manifesto único, construído nacionalmente, em defesa de emprego e garantia de direitos.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.