Centrais Sindicais Latino-americanas criam corrente democrática
Mesa com pessoas sentadas.

Presidente do Sindec-POA participou do encontro na Cidade do México

Delegados de organizações de 25 trabalhadores de 13 países da América Latina e do Caribe que representam os interesses de 20 milhões de membros, concordaram em criar a União Democrática Alternativa, uma nova organização internacional.

Na conclusão do trabalho do encontro da Encontro Internacional da Alternativa

Democrática " Sindicalismo de valor para um futuro melhor", os líderes explicaram que a razão que o levou a tomar esta decisão devido às práticas antidemocráticas, falta de transparência e a indiferença mostrados pela Confederação Sindical das Américas (CSA) a que pertenciam.

Representantes da União anunciou sua saída do CSA e sua determinação para criar o novo grupo, que irá garantir os princípios da autonomia e independência do movimento dos trabalhadores.

Forma este novo grupo a Confederação Revolucionária de Trabalhadores e Camponeses (CROC), Confederação dos Trabalhadores do México (CTM), Confederação Geral do Trabalho da Colômbia, a Força Sindical do Brasil e a Confederação de Trabalhadores da Venezuela (CTV).

Além da Confederação Autônoma de Trabalhadores do Chile (CAT), Confederação Geral do Trabalho do Paraguai (CGT), Confederação dos Trabalhadores do Equador (CSE) e a Confederação Geral dos Trabalhadores Autónoma Panamá (CGTP), entre outros.

Os líderes eleitos membros da comissão que irá organizar o Congresso Constitutivo a ser realizado de 12-17 abril do próximo ano, em Bogotá, Colômbia, para aprovar os estatutos e os documentos básicos da Alternativa Democrática.

Nilton Souza da Silva, da Força Sindical do Brasil, explicou que o objetivo com os 53 líderes sindicais que participaram nas deliberações é transformar a Alternativa Sindical Democrática em uma organização de vanguarda que defende os interesses da classe trabalhadora e não as dos governos ou partidos políticos.

"Queremos uma organização plural, democrática e de vanguarda, que não se deixe pressionar por governos ou partidos políticos e que suas decisões sejam adotadas por consenso”.

Ele acrescentou a importância de ouvir as vozes dos seus membros em todas as questões, especialmente aqueles que têm a ver com a transparência e a prestação de contas, mas também naqueles para melhorar a defesa dos ganhos dos trabalhadores na região.

Ele explicou que eles decidiram deixar o CSA para a imposição de seus líderes, que nunca aceitaram as propostas para melhorar as condições que regem.

“O verdadeiro valor da democracia, reiterou, encontra-se no pluralismo e, portanto, a busca de consenso será uma prioridade”.

Os 53 sindicalistas se reuniram durante três dias na Cidade do México e foram recebidos nas instalações da CROC por Isaías González Cuevas, seu líder nacional.

"Na CROC estaremos atentos para o desenvolvimento do trabalho realizado e convidaremos a Comissão a notificar o mais rapidamente possível ao CSA a sua decisão de renunciar a sua adesão, para evitar qualquer problema legal", disse ele.

Além disso, ele disse que com esta decisão, se darão passos importantes para consolidar a força do movimento sindical na América Latina e Caribe.

Yahoo Espanha