Área econômica de interesse da categoria.

Navegação principal do site

Centrais sindicais iniciam mobilização para reajuste do piso regional 2013

por |
O documento base aprovado traz um conjunto de justificativas que mostram o comportamento da economia no Rio Grande do Sul, as taxas de emprego e desemprego e os impactos do reajuste do piso regional na geração de novos postos de trabalho.

A Força Sindical e a Fetracos, representadas pelo presidente em exercício da Fetracos, Dionísio Mazui, participou hoje de reunião conjunta com as demais centrais sindicais e o apoio do diretor técnico do Dieese, Ricardo Franzói, sobre a elaboração da pauta unificada para encaminhamento das reivindicações de reajuste para o salário mínimo regional 2013.

O representante do Dieese apresentou os números que orientarão as discussões com o governo do Rio Grande do Sul, Assembleia Legislativa e empresários. O plano do grupo é que o reajuste conte a partir de 1º de janeiro de 2013.

Para consolidação da proposta, foi considerada a média do PIB do Brasil e do Rio Grande do Sul nos dois anos. Conforme Franzói, o percentual a ser proposto inclui o cálculo de reposição das perdas salariais ocorridas.

O documento base aprovado traz um conjunto de justificativas que mostram o comportamento da economia no Rio Grande do Sul, as taxas de emprego e desemprego e os impactos do reajuste do piso regional na geração de novos postos de trabalho.

É importante ressaltar que após a instituição do piso regional as micro e pequenas empresas foram as que mais empregaram e obtiveram o maior salário médio de admissão, contrariando o argumento patronal de que estes segmentos enfrentariam maiores dificuldades", informou Mazui.

A estrutura do documento apresenta indicadores que permitem aos trabalhadores uma posição consistente e melhor embasada para as negociações salariais.

Há uma preocupação tanto das centrais, quanto do Dieese de que o piso regional seja extinto ou não tenha mais legitimidade se não for valorizado diante do salário mínimo nacional.

No dia 18/9 ocorrerá a entrega do documento ao secretário responsável pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS (CDES-RS), Marcelo Danéris, às 16h30min. Danéris iniciará os debates na condição de representante do Governo do Estado.

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias