Centrais sindicais iniciam campanha direta pelo piso regional com deputados do PP

Os sindicalistas pediram a agilização no processo de votação do projeto de Lei nº 455/2011, posto que, a contar do dia 28 de fevereiro, o mesmo passará a "trancar" a pauta de votações da Assembleia Legislativa.

Com a presença dos deputados Ernani Polo, Frederico Antunes, Mano Changes, Pedro Westphalen e Silvana Covatti, o líder do partido Progressista (PP), João Fischer, recebeu representantes das centrais sindicais nesta terça-feira. Os sindicalistas pedem o apoio dos parlamentares à votação do projeto que propõe o aumento do piso regional em 14,75%.

O vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui, representou o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta.

Em documento entregue aos parlamentares pelas centrais sindicais é esclarecido que o reajuste, embora aquém dos valores postulados junto ao governo do Estado, é necessário não só como recomposição salarial, mas também como mecanismo de incentivo ao consumo interno, fundamental para que a economia nacional não sofra com a crise econômica internacional.

O documento, embasado em estudos do Dieese, evidencia que reajustar salários não prejudica a economia do Estado, argumento fortalecido pelo aumento na oferta de empregos no Rio Grande do Sul em 2011.

Os sindicalistas pediram agilidade no processo de votação do projeto de Lei nº 455/2011, posto que, a contar do dia 28 de fevereiro, o mesmo passará a trancar a pauta de votações da Assembleia Legislativa. Mazui questionou a pesada carga tributária brasileira  que, em seu entedimento, diminui a competitividade no país. "O que custa mais caro, os salários ou os impostos?", questionou.

Segundo Mazui, os salários são produtivos, ajudam a construir uma economia forte, enquanto os impostos penalizam trabalhadores e o próprio setor produtivo.

A agenda propositiva das centrais Sindicais prossegue nesta quarta-feira em audiências com deputados e lideranças do PSB, PCdoB e PSDB. Na quinta-feira, dia 16, é a vez da bancada do PT receber as centrais sindicais. Todas as audiências precedem a audiência que será realizada no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, com o governador Tarso Genro.