Centrais se reúnem com presidente da ALRS pela valorização do piso regional

Representando o presidente Clàudio Janta, estiveram presente o vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui, e o diretor da Força Marcelo Furtado.

As centrais sindicais de trabalhadores do Rio Grande do Sul estiveram reunidas na manhã desta quarta-feira, 8 de fevereiro, na sede da CTB-RS, para discutir o encaminhamento unificado da pauta de reivindicações e defesa do Piso Regional 2012.

A Força Sindical e a Fetracos foram representadas pelo diretor Marcelo Furtado e o vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui. De forma unânime, as centrais defederam a aprovaçao do Projeto de Lei, proposto pelo governo estadual, que propõe reajuste de 14,75% para o piso regional do Estado. Em um primeiro momento, o governo estadual recuou de sua intenção de promover o reajuste junto com o Piso Nacional a pedido da classe patronal.

Na pauta da reunião, as centrais pediram ainda a inclusão de outras categorias como beneficiárias do piso. Os sindicalistas ratificaram a posição da Força Sindical de lutar pela recuperação e valorização do piso regional como ferramenta legítima para incrementar efetivamente a distribuição de renda aos trabalhadores.

Promovidos os ajustes, os representantes das centrais se dirigiram para a Assembleia Legislativa do RS, onde foram recebidos pelo presidente do Legislativo gaúcho, Alexandre Postal. Na presença dos deputados Álvaro Boéssio, Heitor Schuck e Raul Carrion, foi firmado o compromisso de agilizar a pauta e a votação do projeto com a maior brevidade possível.

Na oportunidade, a posição das centrais foi justificada em face do momento vivenciado pela economia do Rio Grande, que em 2011 alcançou índices superiores ao crescimento nacional, conforme todos os indicadores mostraram e continuarm a sinalizar uma expectativa positiva de crescimento.

"Não se justificam as alegações de que o reajuste no Piso Regional poderiam causar transtornos a setores produtivos no Estado", afirmou Mazui.

O presidente da ALRS reafirmou seus compromissos com os  trabalhadores e pediu que as centrais sindicais acompanhem a tramitação do projeto nas comissões. Os sindicalistas acordaram que continuarão a discutir unitariamente essas questões pontuais, já ficado marcada uma nova rodada de conversações na semana que vem como forma de manter a mobilização até que o projeto seja votado e aprovado.