
Câmara aprova ampliação gradual da licença-paternidade
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

As centrais sindicais de trabalhadores do Rio Grande do Sul estiveram reunidas na manhã desta quarta-feira, 8 de fevereiro, na sede da CTB-RS, para discutir o encaminhamento unificado da pauta de reivindicações e defesa do Piso Regional 2012.
A Força Sindical e a Fetracos foram representadas pelo diretor Marcelo Furtado e o vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui. De forma unânime, as centrais defederam a aprovaçao do Projeto de Lei, proposto pelo governo estadual, que propõe reajuste de 14,75% para o piso regional do Estado. Em um primeiro momento, o governo estadual recuou de sua intenção de promover o reajuste junto com o Piso Nacional a pedido da classe patronal.
Na pauta da reunião, as centrais pediram ainda a inclusão de outras categorias como beneficiárias do piso. Os sindicalistas ratificaram a posição da Força Sindical de lutar pela recuperação e valorização do piso regional como ferramenta legítima para incrementar efetivamente a distribuição de renda aos trabalhadores.
Promovidos os ajustes, os representantes das centrais se dirigiram para a Assembleia Legislativa do RS, onde foram recebidos pelo presidente do Legislativo gaúcho, Alexandre Postal. Na presença dos deputados Álvaro Boéssio, Heitor Schuck e Raul Carrion, foi firmado o compromisso de agilizar a pauta e a votação do projeto com a maior brevidade possível.
Na oportunidade, a posição das centrais foi justificada em face do momento vivenciado pela economia do Rio Grande, que em 2011 alcançou índices superiores ao crescimento nacional, conforme todos os indicadores mostraram e continuarm a sinalizar uma expectativa positiva de crescimento.
Não se justificam as alegações de que o reajuste no Piso Regional poderiam causar transtornos a setores produtivos no Estado", afirmou Mazui.
O presidente da ALRS reafirmou seus compromissos com os trabalhadores e pediu que as centrais sindicais acompanhem a tramitação do projeto nas comissões. Os sindicalistas acordaram que continuarão a discutir unitariamente essas questões pontuais, já ficado marcada uma nova rodada de conversações na semana que vem como forma de manter a mobilização até que o projeto seja votado e aprovado.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).

Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.

A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.